Hospitais lotados por causa da dengue
(Da Redação) A rede de saúde tanto pública quanto particular em Ji-Paraná tem estado cada dia mais superlotada pelas suspeitas de dengue. Devido à semelhança nos sintomas apresentados pela doença, todos os casos têm sido atendidos com a mesma atenção, pois somente no ano passado, foram confirmados mais de 724 casos de dengue, segundo dados repassados pela Secretaria de Saúde.
O diretor do Departamento de Vigilância da Saúde, Milton Rodrigues, disse que as ações de combate ao mosquito também tem sido intensificadas. ?Além do trabalho de mutirão de limpeza, temos atentado para a visita domiciliar, aplicação de inseticida e recolhimento de pneus. Por mês, são aproximadamente 30 toneladas do material recolhido. Até o índice baixar, não podemos descansar, mas de nada adianta se não tivermos a cooperação da população?, destacou.
PREOCUPAÇÃO MÉDICA - A automedicação é fator preocupante apontado pelos médicos. Na maioria das vezes demora-se para procurar fazer os exames necessários e o quadro se avança. Em um hospital particular do município, só no ultimo mês, o aumento no atendimento foi em torno dos 25%, e em janeiro, este número pode chegar a 40%, como enfatizou o administrador Anco Marcio. ?Dobramos a quantidade de leitos e estamos ainda nos adequando para dar essa assistência a nossos pacientes. Aumentamos até mesmo nossa equipe médica e técnicos de enfermagens. E o mesmo acontece com os demais hospitais na cidade?, atentou.
As autoridades do município informam que o principal objetivo e que toda a população deve seguir é trabalhar a prevenção. Os médicos e a secretaria de saúde pedem à comunidade que fique atenta aos locais que possam estar servindo para o criadouro do mosquito e avise as entidades responsáveis para providências necessárias.
...