Plano na área da Saúde será formulado
A médica Eliana Pasini, diretora de Atenção Integrada à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), representou o secretário Milton Moreira, titular da pasta, na abertura da oficina sobre Educação Permanente na área de Saúde em Rondônia, que iniciou na ultima segunda-feira (20) e seguiu até ontem (21) no auditório do Hotel Rondon, reunindo técnicos e gerentes estaduais e municipais de Saúde.
Durante estes dois dias, a oficina discutiu sobre a formulação do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde, mostrando o avanço das discussões e as articulações que já foram feitas desde o início de implantação dessa política no País.
Essa dinâmica que vem sendo acompanhada pelo Ministério da Saúde há cerca de três anos, foi apresentada pelas consultoras técnicas Mônica Diniz Durante e Deusimar Siqueira D?Ávila, que explanaram sobre os avanços das discussões sobre a política nacional nos Estados.
?A oficina vai consolidar os avanços nessas discussões, desde a implantação do núcleo de Educação em Saúde, que funciona junto à Gerência de Recursos Humanos da Sesau?, disse a médica Eliana Pasini, já existindo, segundo ela, ?um acúmulo para discutir e formar o Plano Estadual, entre unidades, municípios, universidades e outras entidades de ensino nas áreas de Saúde. Esses setores foram todos convidados para integrar essa oficina?, explicou, definindo ainda que o PE deverá atender tanto ao interesse dos servidores, quanto às necessidades da população.
Representando a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a doutora Ana Escobar, diretora do Núcleo de Saúde da instituição, disse que é necessário estabelecer espaços de discussão que possibilitem a construção coletiva de planos e projetos que atendam os setores afins e a população, nos parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS). ?Esse trabalho deve refletir as necessidades de formação e capacitação para atender a população?, concluiu.
A oficina abordou ainda as responsabilidades de gerenciamento da Educação Permanente em Saúde no Estado de Rondônia, de acordo com o Pacto de Gestão estabelecido com o SUS. Os temas foram debatidos entre técnicos da Sesau, do Centro de Educação para o Trabalhador em Saúde (Cetas), Unir, Conselhos municipais de Saúde, Faculdades São Lucas e do Conselho Estadual de Saúde, e com a aprovação de uma proposta para o Plano Estadual aprovada pela plenária.
...