ANA registra chuva intensa para os próximos dias
(Josias Brito) A Agência Nacional de Águas (ANA), registrou o nível elevado de chuvas na região, principalmente entre os municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Teixeirópolis, Nova Brasilândia d'Oeste e Santa Luzia d'Oeste, onde foram acumulados grandes índices pluviométricos. As chuvas podem elevar ainda mais o nível do rio Machado em Ji-Paraná.
Capitão Roberto Eloi informou que no final de semana, o rio Machado em Pimenta Bueno, atingiu 6,06 metros e no último domingo o nível já havia baixado para 5,08 metros, mas como ainda pode chover na região, a descida espontânea do rio em Ji-Paraná, deve ocorrer nas próximas 18 horas. ?Esperamos uma breve descida do rio entre hoje (19) e amanhã (20), mas com o retorno da instabilidade ao Estado de Rondônia, o mesmo pode subir vertinosamente?, salientou o comandante dizendo ainda que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão em alerta para qualquer eventualidade. Roberto Eloi tranqüiliza a população informando que o nível do rio teve uma redução em seu fluxo e as vazantes, tanto do rio Machado como do Urupá, estão todas baixas, ajudando assim na decida das águas sem acarretar um alagamento generalizado na cidade.
De acordo com o pescador José Candido dos Santos, residente na beira do rio há mais de 30 anos, neste ano não ocorrerá uma enchente catastrófica em Ji-Paraná. ?Todos os anos enfrentamos estas informações que haverá enchente no município, mas anualmente ocorre a cheia do Rio Machado e como é de costume, algumas propriedades próximas ao leito são tomadas pelas águas, mas nada de anormal do cotidiano ji-paranaense?, disse o pescador informando ainda que a população deve ficar tranqüila e a grande cheia do rio ocorreu o ano passado e este fenômeno só ocorrem de quatro em quatro ano na região.
...