Fetagro inaugura nova sede em Ji-Paraná
> A Fetagro possuiu 39 sindicatos de rurais, com cerca de 130 mil produtores filiados.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de Rondônia (Fetagro) inaugurou ontem (23), no Bairro Casa Preta, Rua Padre Adolfo Roll, 696, em Ji-Paraná, a nova sede da instituição. São 386 metros quadrados de construção, com 14 salas, refeitório e auditório. Foram investidos 140 mil reais de recursos próprios, economizados nos últimos anos. A Federação possuiu 39 sindicatos de produtores rurais, com cerca de 130 mil produtores filiados.
Conforme o presidente da Fetagro, Lázaro Aparecido Dobri, a sede antiga não suportava a demanda por ser muito pequena. ?A Fetagro existe há 15 anos e o projeto desta nova sede estava sendo implantado desde a criação da Federação. O terreno, compramos fazendo uma rifa de ação entre amigos. Lutamos muito para deixar esse prédio condizente com a grandeza dos nossos produtores rurais. A conquista é de todos?, disse.
A Federação, além de contribuir com os sindicatos e associações com assistência técnica, desenvolve vários projetos voltados a agricultura familiar em Rondônia.
Conforme enumerou Lázaro Dobri, O Programa Silvopastorial, Atividade Fitoterápica, Habitação Rural, Cooperativismo de Crédito, Saúde no Campo, Regularização Fundiária, Renegociação da Dívida Rural, Seguro Agrícola e Zoneamento Agrícola, estão entre as principais ações que a Fetagro tem contribuído junto a outros organismos sindicais e governamentais para melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores.
O presidente ressaltou ainda que a Fetagro é uma das grandes incentivadoras de movimentos rurais de massa como o Grito da Terra e Marcha das Margaridas. ?Eventos nacionais onde o Estado de Rondônia participa com força?.
Entre os novos projetos, a Fetagro deve implantar em Ji-Paraná um laboratório fitoterápico, que abrigará um centro de formação e capacitação de mão de obra, pesquisa de clima e solo para desenvolver e promover o cultivo de plantas oleaginosas voltadas a produção de Biodiesel e lutar pela implantação do zoneamento agrícola do Estado, estabelecendo os períodos de plantio e colheita dos produtos da cesta básica, como café, arroz, feijão, mandioca e milho, o que proporcionará ao produtor de Rondônia ter acesso ao Seguro Agrícola, que permite que o produtor seja ressarcido em casos de perda da colheita por eventos naturais, como chuvas fortes, períodos longos de seca, alagações, etc.
...