Ji-Paraná ainda luta contra a dengue
>?O inseticida é aplicado no início da noite e durante a madrugada, horários que o mosquito costuma se alimentar?.
(Josias Brito) A Secretaria de Saúde de Ji-Paraná confirmou os locais onde está sendo aplicado fumacê. Os carros e motos começaram percorrendo ruas e avenidas dos dois distritos que concentram maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue e casos notificados da doença no município. O quarto ciclo da campanha, já foi concluído no segundo distrito e durante esta semana vem sendo realizada em cinco bairros e dois distritos da cidade. A ação não tem uma data fixada para se encerrar e faz parte das medidas de intensificação do controle e prevenção da doença, adotadas pela administração municipal a partir de janeiro.
O chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Milton Rodrigues da Silva, disse q eu o quarto ciclo de aplicação que se encerrou na semana passada no segundo distrito de Ji-Paraná vem sendo realizado desde a última terça-feira nos distritos de Nova Colina e Nova Londrina e nos bairros Santiago, Aurélio Bernardes, Casa Preta, Dom Bosco e Parque São Pedro. ?O fumacê começou ser aplicado em Ji-Paraná no inicio deste mês e não tem prazo para encerra. A medida tem como objetivo eliminar mosquitos transmissores do vírus Aedes aegypti?, informou.
Milton Rodrigues garantiu que há agentes da Vigilância Ambiental trabalhando na visita e orientação de moradores. Segundo o chefe da vigilância, o trabalho de fumacê vem sendo realizados entre às 17 horas e 20 horas da noite e das 4 horas às 7 horas da madrugada. ?Os moradores devem ficar atentos para manterem portas e janelas abertas bem como evitar contato direto com o jato de veneno?, ressaltou.
AÇÃO NOS BAIRROS ? Milton Rodrigues informa à população que fique tranqüila, pois o carro fumacê que espalha inseticida vem passando por todos os bairros do município. O chefe do Departamento de Vigilância em Saúde explica que a prefeitura cumpre rigorosamente as determinações do Ministério da Saúde quanto ao uso do fumacê, e a dosagem do inseticida é segura e bem pulverizada, e por isso não faz mal às pessoas.
Ele recomenda apenas que os pais impeçam seus filhos, principalmente crianças, de correrem atrás do carro fumacê, o que tem sido observado em pulverizações anteriores, o que poderia causar problemas, pelo contato demorado com o produto. Também é recomendado que as caixas d?água fiquem bem tampadas, pois elas são consideradas macro pontos de proliferação do mosquito da dengue. ?Vale lembrar que a melhor forma de combate ao mosquito da Dengue é a população se conscientizar da responsabilidade de cada um nesse trabalho, pois é muito importante que cada munícipe se empenhe na eliminação dos criadouros ao longo de todo o ano, e não só no verão?, enfatizou Milton.
...