Reunião de secretários de saúde discute situação da dengue em Ji-Paraná
Está marcado para as 8h desta sexta-feira, 22, a reunião extraordinária do COSEMS. A reunião tem única e objetiva finalidade de discutir e traçar metas sobre o combate a dengue em Rondônia. Segundo nota técnica da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), divulgada semanalmente, os números são alarmantes.
Na extraordinária propõe-se, também, a elaboração de uma pauta reivindicatória oficial que deverá ser protocolada junto ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde solicitando maior atenção à Rondônia no que tange aos investimentos em combate ao vetor e capacitações técnicas continuadas durante o ano. Para o secretário de saúde de Ji-Paraná, José Batista da Silva, ?as ações não podem se limitar ao período crítico de reprodução do inseto, o Aedes aegypti, na época das chuvas. Tem de ocorrer o ano todo.?
Realidade
Atualmente o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza apenas 12 veículos para aplicação de inseticidas (fumacê) nos 52 municípios rondonienses. Neste período chuvoso, o MS viabilizou cinco litros do inseticida para Ji-Paraná, volume insuficiente para efetuar a aplicação em toda a cidade, já que o serviço de fumacê deve ser realizado em pelo menos dois ciclos.
A Administração Pública vem investindo recursos próprios para conter o avanço da doença na cidade, que em 2009 registrou 724 casos de dengue, conforme dados da Agevisa....