Conselho Federal de Medicina quer melhor atendimento a queimados
(Da Redação) O Conselho Federal de Medicina (CFM) deve produzir nos próximos meses um protocolo para melhorar a assistência às vítimas de queimaduras no país. O documento para uniformizar os primeiros passos no socorro aos pacientes será elaborado em parceria com as Sociedades Brasileira de Cirurgia Plástica e de Queimaduras. Entre pontos abordados estão os cuidados com a limpeza dos ferimentos, as formas de aliviar a dor e os melhores tratamentos. Na última quinta-feira (21), o grupo se reuniu em Brasília para fechar um cronograma de trabalho.
?Nossa preocupação é dar instrumentos para os médicos que atuam em áreas distantes, fora dos grandes centros?, explicou o conselheiro Antonio Gonçalves Pinheiro, coordenador da Câmara Técnica do CFM que discute o assunto. Com o protocolo proposto pela Câmara Técnica e aprovado pelo CFM, a expectativa é de que os resultados apareçam nos indicadores de mortalidade e de morbidade. Com um melhor acolhimento, com a padronização da assistência, será possível reduzir as seqüelas e até evitar óbitos de pacientes.
Dados da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA) indicam que, em 2008, foram gastos R$ 39 milhões com o atendimento de pacientes vítimas de queimaduras. Em média, este tipo de agravo atinge cerca de 150 mil pessoas, sendo que 30% deste total são crianças. Outro grupo que sofre com o problema são os moradores de regiões carentes, onde há uso de combustível líquido sem controle. Com informações da Assessoria.
...