Ji-Paraná terá academias em praças
?Quase 100 unidades serão inauguradas até o final deste ano em todos os municípios do estado?
(Josias Brito) A Prefeitura de Ji-Paraná estará implantando nos próximos dias, duas academias nas praças públicas do município. Os locais para instalação dos aparelhos de ginástica ainda não foram definidos pela administração. Os aparelhos já foram adquiridos e agora só falta à instalação.
O secretário regional de Rondônia em Ji-Paraná, Ari Saraiva, disse que a idéia é levar os benefícios da atividade física ao maior número de usuários, tanto pessoas idosas, como outros interessados em praticarem esporte. A instalação dos equipamentos do projeto "Ginásticos na Praça? deverá ocorre nos próximos dias no município. ?Os equipamentos já se encontram no galpão da Secretaria Regional no município, só estamos esperando que a prefeitura defina quais as duas praças que serão beneficiadas com o projeto?, ressaltou.
Segundo Ari Saraiva, o objetivo da academias nas praças, não só de Ji-Paraná, mas dos outros 51 municípios do Estado de Rondônia, é desenvolver a cultura de hábitos saudáveis na população da cidade, colaborando para a promoção da saúde e reduzindo custos do sistema público de saúde, por atuar na prevenção.
As academias são compostas por 10 módulos de aparelhos, que em conjunto trabalham a elasticidade, a resistência e também a capacidade aeróbica do praticante, que terá a orientação de um profissional de Educação Física contratado pela Prefeitura. Conforme Tânia Pires, secretária de Assistência Social do Estado (Seas), pasta responsável pela gestão de políticas públicas para a pessoa idosa, a entidade já visitou vários municípios que vão receber esse investimento. ?As prefeituras já começaram a receber os equipamentos em suas cidades?, afirmou.
Agenor Fernandes de Souza, profissional de Educação Física, que atua na Seas como coordenador de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, afirma que as prefeituras municipais vão disponibilizar dois profissionais, um da área de educação física e o outro da saúde, para acompanhar o desempenho dos idosos atendidos. ?É um trabalho em parceria?, resumiu ele.
ALVOS DE VANDÂLOS - A preocupação da população é de que estes aparelhos sejam alvos de vândalos e assim serem destruídos em pouco tempo. Para algumas pessoas que praticam caminhada, o dinheiro empregado em academias no ar livre poderia ter sido revestido em outros benefícios, já que as maiorias das praças não têm segurança. Mas, há quem faça elogios e incentive a instalação dos equipamentos nas praças, assim como acontece em algumas metrópoles.
...