Ji-Paraná terá 2º Festival de flores de Holambra
>Serão comercializadas mais de 200 espécies de flores durante os cinco dias de festival
(Josias Brito) O município de Ji-Paraná estará sediando o Segundo Festival das Flores de Holambra. O festival das flores será realizado nos dias 2 a 7 de fevereiro, no Centro Esportivo Gerivaldo José de Souza, o popular ?Gerivaldão?. Com entrada gratuita, o público terá acesso ao pavilhão de mais de mil metros quadrados com mais de duzentas espécies de flores ornamentais e plantas, que durante 5 dias, das 9 às 21 horas, serão comercializadas a preços populares.
Rosas, bromélias, orquídeas, violetas, samambaias, cactos, begônias, tulipas, tuias são algumas das variedades que vão encantar e revitalizar o Centro Esportivo, trazendo alegria às pessoas. Desde tempos imemoriais, a linguagem da flor está associada a uma expressão de carinho, de harmonia e amor, da natureza e Deus.
Segundo o diretor do Departamento de Beneficente da União do Vegetal (UDV) em Ji-Paraná, Braz Fernandes da Silva, entidade realizadora do evento, a Feira reúne mudas de diversas espécies em vasos. ?Serão encontrados bonsais (miniaturas orientais de árvores) e plantas medicinais, aromáticas e temperos como a sálvia, tomilho, manjericão, alfazema, alecrim, arruda, orégano e menta. Não vão faltar opções para presentear, fazer a decoração de ambientes ou replantio com exemplos de beleza em gestos que incorporam qualidade de vida no nosso cotidiano?, ressaltou.
O diretor disse que o evento terá a participação de populares, donos de floriculturas e inclusive de hotéis fazendas da região. Durante o evento haverá apresentações culturais, além de praça de alimentações, parquinho de diversões e apresentações de artesanatos locais. ?Em todos os cinco dias de festival, estaremos abastecendo as bancas com 207 espécies de flores diferentes direto da Holambra?, enfatizou Braz .
COOPERATIVA DAS FLORES - A Cooperativa Flores de Holambra vem participando de eventos beneficentes, não são em Ji-Paraná, mas em todo o Brasil, com total sucesso. A feira atrai a atenção de adultos e crianças. Mostra também as plantas carnívoras, que se alimentam de pequenos insetos. As pega-moscas (Dionea muscipula) possuem longos pêlos nas bordas das folhas que ficam abertas como bocas e se fecham rapidamente quando o inseto pousa sobre elas. Holambra é uma cidade do interior de São Paulo, com apenas 10 mil habitantes, caracterizada pela grande concentração de propriedades rurais dedicadas ao cultivo de flores e plantas ornamentais. O município, conhecido como a Cidade das Flores é responsável por 30% das flores vendidas no Brasil, por meio de um leilão eletrônico diário.
INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL - O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é uma sociedade religiosa sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento humano, por meio do aprimoramento de suas qualidades intelectuais e virtudes morais e espirituais. Hoje, é reconhecida como instituição de utilidade pública Federal. O diretor do Departamento de Beneficente da UDV, Braz Fernandes informou que o objetivo da realização do 2º Festival de Flores em Ji-Paraná é angariar recursos financeiros para dar continuidade aos trabalhos sociais que vem sendo realizados pela União do Vegetal no município. Com ajuda de empresas parceiras e com recursos provenientes deste evento, a instituição irá colocar para funcionar, nos próximos dias, o consultório odontológico para atender a população carente. Além da construção de uma sala de enfermagem para procedimentos médicos e a de banheiros e cozinha na chácara da entidade, para melhor atender as pessoas. ?Hoje atendemos mais de 200 pessoas anuais com visita domiciliar, auxilio alimentação e doenças. A entidade, localizada na rua Goiânia, bairro Nova Brasília, dispõe de parcerias com empresas de Ji-Paraná que ajuda na realização dos projetos sociais?, concluiu Braz Fernandes.
...