Ariquemes é destaque com projetos inéditos na Amazônia
O MunicÃpio de Ariquemes é o primeiro da Amazônia a implantar um Plano Municipal de Saneamento Ambiental e o terceiro do PaÃs a tomar esta iniciativa. Decisão similar no Brasil se registrou antes apenas em outras duas cidades do Ceará. O Plano foi amplamente discutido pela sociedade e devidamente aprovado pela Câmara Municipal. Agora é Lei.
Outra iniciativa pioneira de Ariquemes é a criação do primeiro Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Norte. Este projeto, articulado pelo prefeito Confúcio Moura, envolve 14 municÃpios da Grande Região de Ariquemes e objetiva apresentar soluções concretas aos problemas relacionados à destinação final do lixo, ao tratamento das águas e o esgotamento sanitário.
Saneamento ambiental também significa água para todos, esgoto sanitário adequado para todas as famÃlias, coleta seletiva, tratamento dos resÃduos sólidos e orgânicos e drenagem das águas das chuvas. Tudo isso representa também mais oportunidades de trabalho.
O municÃpio é o titular destas polÃticas. Antes, desde a ditadura militar, tudo era gerido pelas Companhias de Saneamento dos Estados. Agora não. Em Ariquemes, o processo de concessão destes serviços está em curso. "Qualquer empresa pode participar dela. Se for da vontade da população, através de consulta, pode o municÃpio criar uma Autarquia Municipal. A CAERD pode participar do processo. Será aberto. Mas, terá que fazer quase tudo - cuidar da água, do esgoto e do lixo. Ãguas das chuvas fica com o próprio municÃpio", explica Confúcio Moura.
...