Brasil: Mais de 69 Municípios decretam situação de Emergência
Entre os dias 22 e 27 de janeiro, 69 Municípios brasileiros decretaram Situação de Emergência (SE) por causa de fortes chuvas que causaram enxurradas e deslizamentos, além de outros problemas como seca e estiagem. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e detalha os números por Estado.
Do total de Municípios prejudicados por problemas climáticos, 43 deles sofrem com a estiagem, 13 por enchentes, dois por deslizamentos e um por causa da seca. Os motivos variam por região do País, e, na maioria das vezes, são provocados pelo acúmulo de águas ou estiagem. Entre os Estados com maior número de Municípios em Situação de Emergência estão Santa Catarina, com 39,1% dos casos; Rio Grande do Sul, com 27,5%; Maranhão, 17,4%; São Paulo, 5,8%; Rio de Janeiro, 4,3%; Roraima, 2,9% e Piauí, com 1,4%.
PREJUÍZOS - Três Rios (RJ), localizado no Vale do Paraíba, é um exemplo dos prejuízos causados pelas catástrofes da natureza. Na região, o acúmulo das chuvas provocou aumento no volume das águas do Rio Paraíba do Sul. Em consequência, 200 famílias de Três Rios estão desalojadas ? residem em casa de parentes e amigos ? e oito estão desabrigadas e foram levadas para um colégio municipal. De acordo com informações da prefeitura, as secretarias municipais monitoram os bairros mais atingidos e que ainda estão em estado crítico.
...