Falta planejamento em Rondônia
O deputado federal Eduardo Valverde, pré-candidato do PT ao governo do Estado de Rondônia, disse que falta um melhor planejamento para o governo de Rondônia. A declaração foi feita ontem, durante vista de Valverde à redação do jornal CORREIO POPULAR, quando ele falou de suas visitas pelos municípios do interior rondoniense e traçou um quadro comparativo da situação político/econômica do Estado.
Segundo Valverde, Rondônia, graças aos investimentos federais que está recebendo, vivencia um crescimento muito acelerado e não teve tempo de se preparar adequadamente para a situação que vive agora. ?O estado precisa se preparar para esta nova realidade e consolidar a sua economia, oferecendo segurança aos investimentos, ao mesmo tempo em que deve enfrentar de frente os seus maiores problemas, hoje localizados nas áreas de segurança, saúde e educação?, especificou.
De acordo com Valverde, Rondônia hoje está vendo reconhecida a sua privilegiada posição geográfica, bem no centro da América do Sul, e por isso está recebendo tantos investimentos por parte do governo federal, que vê no Estado a base para a integração latino-americana e a saída do Brasil para comércio brasileiro atuar mais firmemente nestes países, e citou como exemplo desses investimentos a pavimentação das rodovias federais 429 até Costa Marques, 425 até Nova Mamoré, a 421, e a hidrovia do madeira, sem falar nas usinas hidrelétricas.
Valverde destacou que graças às excelentes condições estratégicas que Rondônia detém, o Estado deveria estar em muito melhores condições, e o que ele deseja é fazer com que o governo recupere a sua capacidade de planejar, e através da recuperação do diálogo com todos os setores da sociedade e do governo federal, possa conseguir integrar Rondônia a um novo ciclo de desenvolvimento. ?No estágio em que se encontra a economia brasileira, em Rondônia não pode haver mais espaço para o improviso, faz-se sim, a necessidade de um posicionamento estratégico que permita conectar o estado à realidade do desenvolvimento brasileiro. E isso somente será possível através de um diálogo positivo entre os futuros governos estadual e federal?, sintetizou.
...