Centro de reabilitação em Ji-paraná dedica trabalho aos jovens
(Josedete Calandreli) O centro de recuperação e reabilitação de drogas e alcoolismo, Nova Vida, da Igreja Assembléia de Deus-Madureira, localizada numa chácara a 20 km de Ji-Paraná. Fundada há 10 anos, tem com base de trabalho para reeducar e socializar pessoas com dependência quÃmica. O objetivo da clÃnica é alcançar Ãndice de resultados cada vez melhores, devido ao empenho da igreja e dos esforços das famÃlias dos internados.
Segundo o fundador da clÃnica, pastor há mais de 35 anos e presidente do ministério, Floriano Serafim, ?a clÃnica sempre foi sustentada pela igreja, só agora em 2009 recebemos contribuições da prefeitura, e também conseguimos uma parceira com o governo estadual. Com esse auxÃlio podemos melhorar a qualidade do nosso trabalho?. O pastor tem projetos para ampliar a clÃnica, oferecendo cursos profissionalizantes aos internados, como montar uma marcenaria, máquinas de costura e computadores, por exemplo. ?Tenho planos de poder atender maior número de dependentes, capacidade de receber também pacientes femininos, pois até agora nós só temos estrutura para acomodar apenas os meninos?, esclarece.
De acordo com um interno, Igor Rodrigo Ferreira, 26 anos, residente em Ji-paraná, a clÃnica trabalha com a transformação e a conscientização do dependente quÃmico, além de muita evangelização e oração. ?A clÃnica mantém o portão sempre aberto, só fica quem realmente tem o desejo de se libertar dos vÃcios?, disse Floriano. Os internos possuem hora para realizarem suas atividades como: jogar bola, cuidar da horta, assistir televisão entre outras opções. Os internos freqüentam três vezes por semana uma igreja que fica a 250 metros da clÃnica. ?Aqui a gente aprende a pedir bênçãos a Deus?, disse um dos interno, que assim como ele, os outros internos acreditam que o projeto tem contribuÃdo para manter os jovens longe das drogas.
...