MEGAFONE
ANTES DO PRAZO
O consórcio vencedor do leilão da usina hidrelétrica de Jirau pretende antecipar para dezembro de 2011 o início da geração de energia da usina. Pelo cronograma original do edital, o início do fornecimento estava previsto para janeiro de 2013. Essa nova data, anunciada pelo presidente da empresa formada pelo consórcio vencedor Energia Sustentável do Brasil, Victor-Frank Paranhos, representa um novo avanço em relação à previsão de abril de 2012, divulgada logo após o leilão, no último dia 19.
FORA DO EIXO
Ontem, em reunião técnica com os diretores da Aneel foram expostos os motivos pelos quais o consórcio pretende alterar o local de instalação da usina, em 9 quilômetros. Entre os argumentos do consórcio está o de que em praticamente todas as usinas licitadas o eixo de construção da barragem acabou sendo modificado em relação ao projeto original.
JIRAU CANCELADA
A promotora de justiça do Meio Ambiente Aidee Moser Torquato, do MP de Rondônia, já se reuniu com o procurador da República, Heitor Alves Soares, para discutir a mudança de local da construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. Durante a reunião ficou decidido que, caso a agência confirme que de fato a construção será feita 9 Km do local previsto anteriormente, a promotora e o procurador pedirão judicialmente a anulação do leilão para que sejam realizados novos estudos de impacto ambiental e adequação da obra ao projeto original.
FUTEBOL SEM BEBIDA
Com o objetivo de combater a violência nos estádios, a Federação de Futebol do Estado de Rondônia resolveu proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios que sediem partidas de futebol integrantes de competições coordenadas pela FFER. A medida entra em vigor a partir do dia 01 de Junho do corrente ano.
SEM AFTOSA
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) oficializou ontem o reconhecimento de 10 Estados brasileiros e o Distrito Federal como áreas livres de febre aftosa com vacinação. Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além do Distrito Federal, retomam o reconhecimento vigente até 2005.
RONDÔNIA
Com o anúncio, agora, além de Rondônia, mais 13 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, passam a ter este reconhecimento, dentre os quais Rio Grande do Sul e Acre, que já eram considerados livres de aftosa com vacinação e Santa Catarina, livre da doença sem vacinação.
...