Mulheres buscam por novos hábitos alimentares
(Josedete Calandreli) Uma dieta que inclua todos os grupos alimentares garante tudo que o nosso organismo precisa para estar sempre bem. A nutricionista do hospital Candido Rondon (HCR), no municÃpio de Ji-Paraná, afirma que as mulheres em Rondônia estão cada vez mais em busca de uma alimentação saudável. Para a medicina, a alimentação deve ser equilibrada, composta de alimentos variados. Comer bem, não significa alimentar-se em exagero. Uma alimentação desequilibrada pode trazer graves problemas de saúde, como por exemplo, excesso de peso, pele sem brilho, cabelos fracos e unhas quebradas. A culpa desses prejuÃzos principalmente a obesidade pode estar no seu prato e na maneira que você se alimenta.
Segundo a nutricionista Fabiele Salete Lenz, ? As pessoas devem comer várias vezes ao dia em pequenas porções e de tudo um pouco, sempre respeitando as quantidades propostas?. A nutricionista esclarece que os carboidratos, gorduras e massas são os alimentos que fornecem energia para o nosso corpo e esforços musculares. Dentro desse grupo calórico estão presentes arroz, pão, batata e milho. Já a carne e o feijão são responsáveis pela manutenção e conservação do organismo e o leite é uma das principais fontes de cálcio. As vitaminas e minerais são alimentos de reposição e aumenta a imunidade, responsáveis pelo bom funcionamento do corpo, vitalidade e bem-estar geral.
A nutricionista considera que as mulheres de Ji-Paraná e do estado de Rondônia, estão sempre em busca de novos hábitos alimentares e esse número vem aumentando a cada ano. Segundo Salete, as mulheres da Região Norte são muito mais vaidosas em relação à s mulheres do Sul do PaÃs. ?A cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por exemplo, tem o maior Ãndice de pessoas obesas do Brasil?, finalizou Fabiele. ...