Detran intensifica blitz educativa em Porto Velho
Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), juntamente com servidores do hospital João Paulo II e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), está realizando, em diversos pontos da capital, blitzes educativas objetivando conter os altos índices de acidentes que ocorrem anualmente durante o período de carnaval.
Nas abordagens, os motoristas são alertados sobre a importância da utilização dos equipamentos obrigatórios, bem como sobre os riscos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. ?As pessoas abordadas afirmam que sabem dos riscos de se misturar bebida e direção, mas as estatísticas mostram que muitos cometem abusos durante o período carnavalesco?, afirmou Manoel Carlos, coordenador de educação de trânsito do DETRAN.
De acordo com Manoel Carlos, a meta é preservar vidas, levando educação de trânsito aos motoristas. ?A nossa intenção não é reprimir, mas conscientizar as pessoas de que dirigindo com prudência, o maior beneficiado é o próprio cidadão. O que não podemos é ficar de braços cruzados enquanto centenas de vítimas de acidentes de trânsito lotam os hospitais?, ressaltou o coordenador.
Os servidores do hospital João Paulo II, durante as abordagens, informam os condutores sobre a grande quantidade de acidentados que procuram o pronto socorro todos os dias. De acordo com o servidor Bosco Cardoso, dos seis mil atendimentos realizados todos os meses, 2,5 mil são vítimas de acidentes de trânsito. ?Temos afirmado que hoje, os problemas do trânsito se tornaram problema de Saúde Pública?, disse.
DENGUE - Durante as ações, servidores da SEMUSA repassam à população informações de combate ao mosquito da dengue. ?Neste período chuvoso foram registrados mais casos de dengue do que no período anterior. A preocupação é grande, principalmente com os casos de dengue hemorrágica, mas com cuidados básicos, como não deixar água parada nos quintais, poderemos reduzir esses números?, disse Evangelina Siqueira, agente comunitária de saúde.
...