Escolas da Rede Pública oferecem aula em tempo integral
(Da Redação) Para aumentar o convívio do aluno com a escola, três instituições de ensino da rede municipal de Ji-Paraná estão oferecendo aulas em período integral. Uma delas, a Celso Rocco, disponibilizou este ano de diversas vagas para os alunos que vão cursar a segunda e quinta série do Ensino Médio.
Além das aulas, haverá também oficinas no laboratório de informática, aulas de inglês, artes e outras disciplinas. A Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando de computadores no laboratório para os alunos desenvolverem atividades e pesquisas.
Outras duas escolas também vão oferecer aulas em tempo integral. Na Escola Almir Zandonade, a quantidade de vagas já foi preenchida. De acordo com a secretária municipal de educação, Vanderlei Nunes, a vantagem das aulas em período integral é a oportunidade de melhorar a qualificação dos alunos. ?Eles saem mais preparados para fazer o vestibular?, disse ele.
Já na Escola Municipal Adão Lamota, cerca de 100 vagas foram abertas para os alunos do ensino em tempo integral. Segundo o secretário, as aulas começaram na última segunda-feira e contemplou os estudantes das 2ª a 5ª séries do Ensino Médio. ?O ano letivo iniciou dentro da normalidade nas escolas públicas municipais de Ji-Paraná. O único imprevisto que aconteceu foi um bueiro danificado na Linha União próximo a Escola São Gabriel, mas já foi logo consertado e agora está tudo bem. Conforme pedido do prefeito Bianco, foi realizado o trabalho de manutenção nas estradas, muito antes para que o início do ano letivo fosse tranquilo para nossa comunidade? enfatizou o secretário.
MERENDA ESCOLAR - A merenda escolar já foi providenciada. A adequação do quadro funcional de professores que este ano, todos eles terão a carga horária de 28 horas/aula, também esta em vigor. Os alunos da zona rural têm a disposição 52 ônibus para atender as nove escolas localizadas nas linhas, o transporte escolar percorrerá 6.800 quilômetros por dia. A Secretaria Municipal de Educação também aderiu ao Programa do Governo Federal, ?Brasil Alfabetizado?, que funciona em todos os bairros de Ji-Paraná. As vagas são para pessoas acima de 15 anos, que desejem ser alfabetizado. Atualmente estão matriculados nas 24 escolas municipais, sendo 15 na zona urbana e nove na rural, cerca de 6.500 alunos. Com informações da Decom/Ji-Paraná.
...