Ações em saúde são discutidas em reunião entre municípios
Gestores estaduais de Saúde representados pelo Secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, e por representantes dos 52 municípios - pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais (COMSEMS) - reuniram-se na 4ª reunião ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), realizada na manhã desta terça-feira (27), que tratou das principais pactuações dos serviços de Saúde a serem implantados nos municípios.
A reunião da CIB discutiu, entre outros assuntos, a expansão de equipes de Saúde Bucal para os municípios de Parecís, Pimenta Bueno e Nova União; e equipes do programa Saúde da Família para os municípios de Alta Floresta e Corumbiara; o repasse de recursos para as campanhas de Vacinação do Idoso e as duas etapas da campanha de Poliomielite, a cargo da Agevisa; a contratação de Agentes Comunitários de Saúde para o município de Corumbiara.
Na comissão foram apresentados ainda os indicadores que compõem o Pacto Pela Saúde/2008, sendo que a Assessoria Técnica da Sesau informou que a Portaria nº 3060, que define o Plano de Ação para Incentivos Financeiros já possibilitou a implantação dos serviços de ouvidorias, articulados com controle de avaliação e controle social em todos os municípios de Rondônia.
Controle epidemiológico - Também está sendo organizada uma oficina que vai dar prosseguimento à implantação do monitoramento técnico nas áreas de atenção à saúde, vigilância em saúde e vigilância sanitária em todos os municípios. Ainda foi discutida a descentralização dos servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O controle epidemiológico nas unidades de Saúde, a ser desenvolvido pelos municípios, foi apresentado uma por técnica representante do Grupo de Trabalho do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). Ela exemplificou sobre o funcionamento do monitoramento epidemiológico desenvolvido no HB e no Centro de Medicina Tropical (Cemetron), destacando a importância de adequação desse serviço nos municípios.
...