Onda de frio deve derrubar a temperatura
Pela quarta vez este ano, as temperaturas devem despencar em grande parte do Brasil. Na Amazônia, a força da incursão polar deve produzir mínimas abaixo de 10°C em Rondônia no final de semana.
O que até a semana passada era alvo apenas de especulação, agora ganha os ajustes finais para a chegada da mais intensa onda sub-polar do ano, até o momento, segundo informações do pesquisador Daniel Panobianco. Uma expressiva onda de frio deve chegar ao Sul do Brasil fazendo as temperaturas despencarem na Região.
Segundo dados do modelo regional ETA20 operado pelo CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de Cachoeira Paulista-SP, a mínima pode atingir até 09°C em Vilhena, na madrugada de domingo para segunda-feira, dias 01 e 02 de junho.
Nas demais regiões também deve esfriar muito. Entre Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Guajará-Mirim, a mínima pode chegar a 13°C também entre domingo e segunda-feira.
O grande destaque desta onda polar e que de certa forma aumenta e muito a sensação de frio é a previsão de ventos contínuos e por vezes, de forte intensidade.
A queda de temperatura deve chegar também a Porto Velho, que embora seja uma região onde dificilmente se sente o ar gelado, desta vez, os ventos de sul trarão temperaturas mais amenas a capital de Rondônia.
Esta, ao que tudo indica, será mais uma friagem duradoura. Normalmente, os eventos de frio não duram mais que 3 dias, mas as projeções atuais indicam temperaturas ligeiramente abaixo da média por pelo menos, 5 dias consecutivos. ?No inicio, o frio será sentido pela cobertura de nuvens e os ventos fortes. Depois, a nebulosidade se dissipa facilitando uma queda ainda mais acentuada de temperatura durante a madrugada, devido a perca de radiação no solo?, explica Panobianco.
Junto com esta intensa onda polar, o sistema frontal vai provocar chuvas isoladas em várias cidades rondonienses, o que ameniza a secura do ar enfrentada nos últimos dias.
...