Deputado é denunciado por crime eleitoral
Segundo informações do Ministério Público Federal, a Procuradoria Regional Eleitoral apresentou denúncia contra o deputado estadual Tiziu Jidalias por ter feito doação de um aparelho de TV à Associação dos Taxistas de Ariquemes. A doação teria acontecido em setembro de 2006, quando Tiziu era candidato. O fato irá a julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que aceitou a denúncia na tarde de hoje, por unanimidade.
O procurador regional eleitoral Heitor Alves Soares argumenta na denúncia que ?houve a entrega de bem em plena campanha eleitoral, por pessoa vinculada ao próprio candidato, no caso, seu assessor, em troca de apoio político eleitoral; o depoimento de um dos envolvidos aponta que foi o próprio candidato quem comprou a televisão e outro depoente afirma que o televisor foi patrocinado por Tiziu?.
A Procuradoria Regional Eleitoral sustenta que Tiziu praticou crime eleitoral previsto no artigo 299 do Código Eleitoral: 'dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita'. Se condenado pelo TRE, o deputado pode cumprir pena de reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.
...