Comunidade se une em mutirão contra dengue
(Da Redação) A comunidade de Ji-Paraná, numa ação conjunta, se une no mutirão de combate à Dengue. Até o início da tarde de ontem (19), cem por cento dos bairros listados para receber o Mutirão de Combate à Dengue do 2º Distrito e setenta por cento do 1º Distrito já haviam sido beneficiados com a ação desencadeada pela administração municipal em parceria com Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) e Polícia Militar.
O mutirão teve início na última quarta-feira (18) com a limpeza de terrenos baldios e termina hoje (20) com a finalização do ?arrastão? de lixo nas extremidades dos bairros do 1º Distrito. A organização do Mutirão destacou a participação da população, que atendeu ao chamamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) limpando as propriedades.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Milton Rodrigues, pelo menos 15 caminhões de lixo, com materiais que podem acumular água e assim servirem de criadouros do mosquito transmissor da dengue, foram retirados dos bairros Valparaíso, Nova Brasília e Jardim das Seringueiras. Já no 1º Distrito, nos bairros Jardim Presidencial, Jardim dos Migrantes, Casa Preta, Dom Bosco, Dois de Abril, Parque São Pedro, Urupá e Novo Ji-Paraná, até o início da tarde, 17 caminhões de lixo haviam sido recolhidos. O trabalho no 1º Distrito só será concluído hoje, por causa da forte chuva que caiu por volta do meio-dia.
?Além do esforço de todo o pessoal da Saúde, Obras e Meio Ambiente, destacamos o apoio da Acijip, da Polícia Militar, que colocou à disposição todos os alunos do Curso de Formação de Soldados, e principalmente da população, pois todas as ruas que os caminhões da limpeza passavam tinham material para ser recolhido?, explicou Rodrigues.
CONTINUIDADE - A princípio, o objetivo era realizar o mutirão de combate à dengue em pelo menos 20 bairros da cidade, porém, apesar de conseguir o material humano (cerca de 400 pessoas participaram da ação), os caminhões não foram em número suficiente, daí a necessidade de reduzir o número de bairros a serem visitados. ?Tivemos que reduzir o número de bairros no Mutirão, mas isso não significa que os outros bairros ficarão de fora. Vamos dar continuidade ao trabalho com a estrutura do próprio Departamento com apoio da Secretaria de Obras?, disse Milton Rodrigues.
Já na próxima semana têm início os ciclos de aplicação de inseticidas por termonebulização, popularmente conhecidos como fumacê, justamente pelos bairros que receberam a ação do Mutirão. Haverá também, segundo a Vigilância em Saúde, a verificação de todas as fossas que estão servindo de criadouro potencial ao Aedes aegypti. ?Creio que o principal objetivo da ação foi alcançado, que é o de dar o exemplo, incitar a população a se engajar conosco na luta contra a dengue?, finalizou o secretário de Saúde, José Batista.
...