Nível do Rio Machado volta a subir
> As chuvas que vem caindo, nos últimos dias na região, tem causado o aumento das águas
(Josias Brito) Com a insistência das chuvas, o nível das águas dos rios Machado e Urupá voltaram a subir em Ji-Paraná, preocupando os moradores e deixando a cidade em estado de emergência. Na manhã da última segunda-feira (22), a água estava quase cobrindo a via próxima a BR-364, na Vila Jotão e segundo os moradores, o nível deve aumentar ainda mais. Apesar de já ter baixado um metro, as recentes chuvas deixaram a defesa civil local em alerta.
Segundo o diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Roberto Eloi de Souza, o nível do rio Machado subiu nesta segunda-feira mais quatro centímetros, chegando ao nível total de 11, 04 metros. Já nesta terça-feira (23), o nível das águas atingiu 11.10 metros. O total de pessoas afetadas permanece em torno de 10 mil, assim como os bairros alagados, que ainda somam oito. São eles: Urupá, Centro, Casa Preta, Beira Rio, Duque de Caxias, São Francisco e Primavera.
A cidade de Ji-Paraná está em situação de emergência desde o início de janeiro. Segundo levantamento feitos pelos centros de meteorologia, as chuvas registradas nos meses de janeiro e fevereiro, fez com que os rios e igarapés transbordassem.
Até o momento, aproximadamente 5.643 estão desalojados e 4.510 estão desabrigadas, segundo dados da Defesa Civil. ?Levamos todas estas pessoas para abrigos, como casas alugadas, o ginásio de Esporte Gerivaldo José de Souza, o ?Gerivaldão`, explica capitão Roberto Eloi, presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil. Segundo ele, a prefeitura e empresas particulares, além da própria comunidade, vêm ajudando com cesta básicas, cobertores, colchões, mosquiteiros e remédios.
Entretanto, as chuvas dos últimos dias estão preocupando as autoridades. ?Anteontem tivemos uma chuva de 47 milímetros. Foi uma precipitação muito grande e em pouco tempo. Como a meteorologia está apontando chuvas para os próximos dias, ainda não podemos retornar com as famílias para suas casas, por precaução?, explica o diretor.
COMPORTA ? Ao contrário do que foi divulgado nos meios de comunicações, nesta semana em todo o Estado de Rondônia, não houve a abertura das comportas pelas hidrelétricas de Rondon II e Primavera. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Roberto Eloi de Souza, a informação não passou de especulação. ?Ficamos muito preocupados com esta situação, mas na manhã da última segunda-feira (22), houve uma reunião em Vilhena com autoridades do município, das hidrelétricas e estaduais, onde ficou confirmado que não a risco das comportas serem abertas?, garantiu o comandante.
O comandante disse que as águas dos rios Barão de Melgado e de Pimenta Bueno só subiram poucos centímetros por causa das chuvas e não dois metros conforme vem sendo divulgado. ?As barragens das hidrelétricas estão com 50 centímetros a menos do que seu limite máximo, não havendo a necessidade de ser aberto qualquer comporta para o escoamento das águas?, concluiu capitão Eloi.
PREVISÃO ? Os meteorologistas prevêem que nos próximos quatro dias o clima estará bastante estável. Na parte da manhã céu nublado, mas o sol aparece durante todos os dias, com pancada de chuvas durante a noite. Os volumes de águas variam de 8 a 25 milímetros. Para sexta-feira, a previsão é de muita chuva durante todo o dia e no sábado o Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora.
...