Governador participa do encerramento do Painel Amazônico no TCE/RO
O tema "Potencialidades de Rondônia" marcou o último dia do Painel Amazônico, realizado nesta quarta-feira (28). A programação foi aberta pelo conselheiro Rochilmer Mello da Rocha, presidente da Comissão Organizadora dos 25 anos do TCE-RO. Ele lembrou a importância da participação dos representantes dos Tribunais de Contas do país, da Europa e da Argentina, e a proposta do tema deste último dia. Durante três dias, no evento foram abordados temas especificamente sobre a questão ambiental, como a contextualização do estado, planejamento estratégico, segmentos estruturantes e produtivos e ainda sobre as usinas hidrelétricas no rio Madeira.
"Nossa intenção, ao disponibilizar um espaço especial para que Rondônia possa apresentar suas riquezas e potencialidades, visa dar uma noção mais aproximada sobre a contextualização do nosso Estado, e seu planejamento estratégico", disse.
O conselheiro lembrou a importância de grandes obras que estão sendo previstas para Rondônia, com destaque para a construção das duas usinas geradoras de energia no Rio Madeira, "cujos efeitos serão importantes para o Brasil", citando ainda o fortalecimento dos segmentos produtivos para o desenvolvimento regional.
Rochilmer Rocha fez uma análise sintética dos temas debatidos nos dois primeiros dias, do Painel Amazônico, com destaque para o tema principal relativo à Auditoria Ambiental, "um tema muito importante para o momento que vivemos".
Ele citou na ocasião uma fala do poeta amazonense Thiago de Mello, que lembrou, em defesa pela Amazônia, a necessidade de ser considerado que "a preservação da floresta só tem sentido se servir à vida das pessoas que habitam na floresta".
Coube ainda ao conselheiro Rochilmer Rocha anunciar a primeira palestra do dia, proferida pelo secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, João Carlos Gonçalves Ribeiro, com o tema "Contextualização do Estado".
O encerramento do evento no Tribunal de Contas do estado foi realizado pelo governador Ivo Cassol que reuniu presidentes de Tribunal de Contas de vários estados do Brasil, da Europa e da Argentina no auditório do TCE/RO em Porto Velho. Cassol fez uma explanação sobre o potencial produtivo de Rondônia, e destacou as áreas de maior relevância e que impulsionam o desenvolvimento do estado, como a pecuária, setor madeireiro e a agricultura. Falou também sobre a questão do desmatamento em que Rondônia acabou sendo mais uma vez destaque na mídia nacional, como um dos estados que mais desmatam e prejudicam o meio ambiente. Disse que tem muita gente querendo decidir pela Amazônia, sem conhecer primeiro a realidade da região, porque cada estado têm suas peculiaridades. ?Em cinco anos de meu mandato, o Governo Federal só realizou duas reuniões com os governos estaduais para tratar do desmatamento. Um assunto tão importante dessa natureza deveria ser tratado sempre. O que a nossa Amazônia precisa é de projetos sustentáveis que garantam a vida do homem do campo e isso reflete em todo o povo de Rondônia?, destacou Cassol.
...