Postos de saúde agora têm médicos
>A Semas transformou dois pontos de atendimentos no município para melhor atender a comunidade
(Josias Brito) A Secretaria Municipal de Saúde (Semas) tem dado prioridade ao bom atendimento aos moradores de Ji-Paraná. O órgão vem procurando atender a comunidade, nas 14 Unidades de Básicas de Saúde (UBS), espalhada nos dois distritos do município. A cidade teve ainda a transformação de dois pontos de atendimentos, o do Km-5 e o Padre Romano.
Segundo assessoria da Semas, os dois postos receberam modificações em sua estrutura. ?Os mais variados tratamentos foram centralizados e, em algumas, localizadas em bairros com população mais carente, é dado ênfase aos serviços das equipes de Saúde da Família. Além disso, todas as UBSs contam com todos os medicamentos listados pelo Ministério da Saúde?, garantiu os assessores.
PRIMEIRO DISTRITO - O Pronto Atendimento, conhecido como postinho do KM-5, o PA KM-5, localizado no bairro Santiago, tem tratamento diferenciado. O local está aberto à população de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, com clínicas especializadas como urologia, médica, pediatria, odontologia e Saúde da Família. O atendimento é por ordem de chegada. No caso de o paciente precisar ficar em observação médica, o PA KM-5 dispõe de enfermaria com cinco leitos. Funciona, também, um consultório odontológico para pequenos tratamentos.
No bairro Dom Bosco, localizado na rua Mato Grosso, 3042, a Semas centralizou o atendimento de cardiologia, vascular, ortopedia, neurologia e Saúde da Família. O Centro de Saúde Adolpho Rohl, que fica na rua Presidente Getúlio Vargas, Centro, é especializado no diagnóstico e tratamento da tuberculose, hanseníase e a leishmaniose.
Outras Unidades Básicas de Saúde que atende são o Ceci Cunha, na avenida Vilagran Cabrita, Centro, especializado no diagnóstico e tratamento de doenças de mulheres; o Postinho do 2 de Abril, localizado na rua Antônio Lázaro de Moura, 79, bairro Jardim dos Migrantes, que atende na área de pediatria, odontologia e Saúde da Família e a UBS de Nova Londrina, que fica na rua Bahia e atende a população com clínica médica, odontologia e Saúde da Família.
SEGUNDO DISTRITO ? A Unidade Básica de Saúde que serve de ponto de atendimento no Segundo Distrito é a Padre Romano (Antigo L1-Maringá). O centro foi aberto às portas em 2 de fevereiro e funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana. O atendimento médico é de urgência. A estrutura conta com consultórios para clínica médica e pediatria e acomoda 18 leitos em três enfermarias para fins de observação médica. No caso de o paciente necessitar tratamento mais especializado, ele é removido para o Hospital Municipal. O atendimento é por ordem de gravidade ou de chegada.
De acordo com assessoria, o posto de saúde dos bairros Primavera, São Francisco, Nova Brasília, BNH e BNH, atende a população com clinica médica e saúde da família. Já a Unidade de Saúde da Exposição realiza o tratamento à obesidade e saúde família e a de Nova Colina, tem clinica Médica, Odontológica e Saúde da Família.
...