Projeto de Ji-Paraná é implantado em outros municípios
(Da Redação) O trabalho desenvolvido em parceria com a comunidade no setor de calçamento com bloquetes em Ji-Paraná, vem chamando a atenção de municípios vizinhos. O programa de calçamento em parceria implantado há cinco anos já contemplou aproximadamente 15 quilômetros de ruas em diversos bairros da cidade. O modelo adotado pela Prefeitura de Ji-Paraná foi implantado em Ariquemes e deve chegar a Cacoal no segundo semestre de 2010.
Funcionários da Prefeitura de Cacoal visitaram a Secretaria de Obras e Serviços Públicos na última quarta-feira (24) para conhecer o programa. Além de uma reunião com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Assis Canuto, os membros da administração cacoalense também conheceram a fábrica de bloquetes, na Estrada do Capelasso com T-7.
O projeto ji-paranaense atende aos moradores que procuram a Semosp. Após levantamento e contração da empresa pelos moradores, a prefeitura realiza o trabalho de topografia, terraplanagem e fabricação dos bloquetes e meio fios. ?Além da valorização do imóvel os proprietários são beneficiados por lei municipal com 50% do investimento descontados em IPTU?, disse Assis Canuto.
O desconto acontece num período de cinco anos. Canuto informou ainda que atualmente 40 funcionários trabalham no projeto, na fabricação e aplicação dos bloquetes. ?O bloquete é de fácil colocação e manutenção? diz o Secretário, concluindo que a manutenção é de responsabilidade do município.
Na reunião com o Secretário Canuto participaram representando a administração de Cacoal o Secretário da Seplan, Marcéleo Viana da Silva, o presidente do CPL, Nedeson Tacconi, o presidente da Comissão de Licitação, Marcelo Carvalho e Salin Yunies da Assessoria da Prefeitura de Cacoal. O encontro contou com a participação do diretor de Obras, Crispim Reis Santos e um dos responsáveis pelo programa, Francisco Souza Soares, o popular Chicão, que falou dos custos e da produtividade/dia do trabalho de aplicação dos bloquetes.
...