Jaru investe contra dengue
Depois de iniciar uma verdadeira guerra contra o Aedes Aegypti, (Mosquito Transmissor da Dengue). A prefeitura de Jaru, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, (SEMTAS) iniciou a construção de várias tampas de fossas para as famílias que não tinham condições de construir a tampa da fossa. A Semtas ficou responsável por avaliar as condições financeiras das famílias e saber se realmente poderiam ou não construir tampas de cimento em suas fossas (o município, que havia decretado Estado de Emergência, colocou a disposição da população uma empresa para construir as tampas necessárias nestes casos).
Segundo o prefeito de Jaru, Jean Carlos dos Santos (PMDB), até agora mais de 100 famílias já foram beneficiadas com a construção das tampas de fossas. Jean explica ainda, que esta medida ajudou a diminuir o numero de casos de dengue em Jaru. Estudos realizados pela Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) mostraram que um dos maiores focos da doença eram as fossas. De acordo com a secretaria do Trabalho e Ação Social, Maria Auxiliadora (Dorinha), a Semtas teve que investir cerca de R$ 70 mil reais com a construção das tampas de fossas.
Por sua vez a Funasa fez tratamento nas fossas que estavam abertas para extinguir os mosquitos e acabar com as larvas e aplicou quatro etapas do fumacê para matar o Aedes. Em pouco tempo o resultado começou a aparecer. Os hospitais da cidade que antes estavam entupidas e com gente ate nos corredores hoje voltou à situação normal. É fato que ainda existem casos da doença, mas a redução dos índices foi imensa, estima-se que em cerca de 95%. Segundo informações da Assessoria, uma ampla campanha foi feita, não só para falar dos cuidados com fossas, vasos, plásticos e outros, mas principalmente para falar da penalidade as que estariam expostos os que continuassem apáticos ao problema e se omitindo de fazer sua parte.
...