Médici recebe kits para Inclusão Digital
Presidente Médici é um dos 5.565 municípios, que receberam do Ministério das Comunicações, o investimento de R$ 134 milhões, num dos maiores e ambiciosos projetos de inclusão digital do mundo. Todos esses municípios, já receberam um kit telecentro. Esses kits permitem à prefeitura montar uma verdadeira lan house. Eles contêm um servidor de informática, 10 computadores, 01 central de monitoramento com uma câmera de vídeo de segurança, um roteador wireless, 11 estabilizadores, uma impressora a laser, um projetor multimídia (datashow), 21 cadeiras, uma mesa do professor, 11 mesas para computador, uma mesa para impressora e um armário baixo. Os telecentros são conectados à internet de alta velocidade e contam com os serviços de telefonia, via VoIP e IPTV, que permitem a veiculação de programas como a TV Escola, por exemplo.
Cidades que viviam isoladas do mundo digital agora estão conhecendo as maravilhas da conexão à internet, que tem ajudado muito na educação, no fortalecimento da economia local, na preservação e divulgação de culturas, no apoio às ações de saúde, entre outros. Para facilitar a instalação e utilização adequada dos telecentros, o MC disponibiliza em sua página na internet manuais e outras informações sobre o programa, bem como um vídeo explicativo sobre o funcionamento de um telecentro comunitário.
Em Médici dos 469 alunos, boa parte da zona rural do ensino fundamental da escola municipal Professor Luiz Capilla serão beneficiados, além deles a comunidade do bairro Vitória Régia terão aulas de informática, pelo menos é o desejo da Secretaria Municipal de educação, que poderá contar com os 10 computadores do MC e 11 do programa (Proinfo) Ministério da Educação, um total de 21.
O PROJETO - Segundo o professor e diretor da escola Paulo César, a procura está sendo muito grande por parte da comunidade, pois o curso será gratuito, visando levar a era digital a todos que desejam e precisam. ?Durante o período letivo, os alunos terão aulas na parte da manhã e a tarde; à noite é a vez da comunidade?, disse César.
O professor Nilton Byhaim, é o coordenador do projeto e está muito feliz em poder contribuir com o crescimento cultural e a preparação profissional das pessoas que não podem pagar por um curso de informática. ?Através do Ministério das Comunicações, (Telecentro), Ministério da Educação (Proinfo) e prefeitura vamos proporcionar esse benefício a nossos alunos e comunidade?, comentou Nilton.
Esse projeto terá algumas regras, conforme a exigência dos ministérios, por isso, será formado um comitê com a participação de educadores da própria escola. ?Não podemos confundir escola com lan house, temos que saber a diferença entre ambas, e não misturar as coisas? salientou Paulo César.
O prefeito José Ribeiro visitou a escola e conheceu a sala onde funcionara o Telecentro. Aproveitou para elogiar os profissionais que estarão envolvidos na inclusão digital. ?Esta é uma grande realização de toda a equipe da atual administração e da comunidade, mas claro, a secretaria de educação foi de extrema importância, principalmente os educadores da escola Professor Luiz Capilla?, finalizou o prefeito.
...