Lei veta uso de capacete em comércios
Está tramitando para votação na Câmara de Ji-Paraná Projeto de Lei de autoria do vereador Nilton Cezar Rios (PSB) vetando o uso de capacetes, gorros, máscaras ou qualquer objeto do gênero que dificulte ou impeça a identificação facial em prédios públicos, instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e industriais.
A intenção do Projeto, segundo o autor, é dificultar e reduzir os crimes cometidos por pessoas que fazem uso de capacetes por dificultar a identificação. ?Projeto similar já este em vigor no Rio de Janeiro com o apoio maciço da população e tem contribuído para minorar esta prática criminosa?, argumentou
O projeto também dá ao comerciante, total proteção ao identificar o consumidor ou qualquer pessoa que se encontre presente em seu estabelecimento, pois visa não deixar dúvidas do comportamento humano sobre os demais consumidores..
Nilton Cezar explicou que nos estabelecimentos deverá ser afixada uma placa com o aviso da proibição em pontos de ampla visualização, com a indicação do telefone e endereço dos órgãos responsáveis pela fiscalização.
?Os postos de combustíveis sofrem reiteradamente com assaltos e agressões de bandidos que se beneficiam desse artifício, para não serem identificados na hora da fuga. Essa proposta vai inibir a prática desse crime, em razão de que os responsáveis pelo local, ou o próprio consumidor poderá antever ao perigo e acionar alarmes e a policia. É uma iniciativa que deve contar com a contribuição da população de bem do nosso município?, disse. O vereador ressalvou ainda que esses constantes assaltos praticados por bandidos não identificados, acabam dando a certeza de impunidade, o que motiva o malfeitor em realizá-lo outras vezes. ...