Amanhã começa vacinação contra raiva
>Cerca de 200 profissionais estarão envolvidos na campanha de vacinação
de Saúde de Ji-Paraná (Semusa), por meio do Centro de Zoonoses, realiza amanhã (31) a campanha de Vacinação anti-rábica em cães e gatos. A vacinação terá inÃcio à s 8 horas com término marcado para as 17 horas. Ao todo, serão 35 postos de atendimento, sendo 15 no 1° distrito e 20 no 2° distrito.
Estarão envolvidos na campanha vacinação cerca de 200 profissionais. As equipes serão formadas por servidores da Divisão Municipal de Epidemiologia e Imunizações e acadêmicos do curso de Medicina veterinária do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), que estarão de plantão nos postos definidos.
De acordo com o diretor de Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Gilvan Agostinho dos Santos, equipes já trabalham na vacinação de animais da zona rural desde o dia 15 de abril. CCZ estima que cerca de 3.500 animais foram imunizados. A vacina pode ser aplicada em animais a partir de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que estejam amamentando.
A Semusa recomenda que o animal seja levado até o posto de vacinação por um adulto para facilitar a imobilização. Cães das raças Pitt Bull ou Rottweiler necessitam de focinheira. Os felinos devem ser transportados em sacos de tecido ou fronhas para facilitar o trabalho dos vacinadores. à indicado também levar a carteira de vacinação do animal.
A raiva é uma doença provocada por vÃrus caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos, e é transmitida pelo cão, gato, rato, bovino, eqüino, suÃno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Há quinze anos não é registrado um caso de raiva no municÃpio.
Os animais silvestres são reservatório primário para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão da raiva para os seres humanos.
...