Recuperação de ruas é prioridade em Ji
> O grande volume de chuvas, tem prejudicado o andamento dos trabalhos de recuperação das ruas e estradas
(Josias Brito) As fortes chuvas dos últimos meses não impediram a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) de continuar trabalhando na operação tapa-buraco e recuperação de vias de acesso. Diariamente, as equipes da secretaria são distribuídas nas áreas mais críticas da cidade fazendo os serviços de reparação e recuperação dessas áreas. O secretário de obras, Assis Canuto, acompanha de perto a realização deste trabalho e diz que apesar da carência de material, por conta do inverno e da dificuldade de execução dos serviços por causa das chuvas, as equipes não deixam de trabalhar um único dia. ?Temos enfrentado a falta de recursos, pois Ji-Paraná, com mais de 100 mil habitantes tem uma arrecadação um pouco maior do que a cidade de Jaru, mas estamos trabalhando, mesmo com recursos do próprio bolso?, enfatizou Assis Canuto, informando ainda que outra dificuldade enfrentada pela Semosp é a falta de uma pedreira própria do município.
A prioridade nesse momento, segundo Assis Canuto, é a recuperação de ruas e avenidas de grande fluxo nos bairros e dos corredores de ônibus. Na manhã de ontem (11), por exemplo, uma das equipes estava trabalhando na rua 6 de Maio, no bairro Casa Preta, no acesso ao Hospital Municipal, para garantir o bom funcionamento da linha de ônibus na região. ?A população tem grandes expectativas nesse período, quando as chuvas prejudicam muito o acesso aos bairros e nós também temos essa preocupação de recuperar as áreas atingidas. Infelizmente tem chovido quase todos os dias, o que nos causa problemas não só nas atividades das frentes de trabalho, mas também na questão do material que não seca?, diz o secretário.
APROVEITAMENTO - Para recuperar as ruas, em especial as áreas de corredores de ônibus, uma das alternativas da prefeitura de Ji-Paraná tem sido o aproveitamento da capa de asfalto que é retirada como apoio na sustentação da nova base que está sendo construída e o cascalhamento das ruas. ?Temos enfrentado muita dificuldades em adquirir o cascalho para recuperar as ruas do nosso município. A maioria das propriedades que dispõe deste material, não podem liberar para o município devido as leis ambientais?, informou Assis canuto.
Conforme o secretário de obras, nos três dias que houve estiagem na região, a Semosp realizou a recuperação dos trechos mais urgentes das ruas e estradas que dão acesso as escolas, tanto da zonas urbana, quanto da rural. ?Procuramos fazer mais do que podemos e trabalhamos com nosso realidade. As vezes, somos obrigados a tirarmos dinheiro do próprio bolso para não deixarmos a população isolada. Em algumas regiões de Ji-Paraná, o solo é bastante úmido e arenoso, facilitando a danificação das ruas?, concluiu o secretário, informando ainda que em nenhum momento foi omisso as reivindicações da comunidade.
...