Águas de rios sobem e isolam linhas em Ji-Paraná
(Josias Brito) As águas do rio Boa Vista e alguns igarapés na região de Ji-Paraná, subiram devido o grande volume de chuva que caíram nas últimas horas na região e deixou moradores das linhas da zona rural totalmente isolados. O distrito de Rondominas, a 45 quilômetros do município está totalmente sem acesso. Uma escola pólo está sem aulas desde a última semana, por causa das chuvas que alagarem as estradas.
O isolamento total ocorreu após alagamentos provocados pelo aumento do nível de córregos que cortam as linhas. Pelo menos 25 linhas estão isoladas e mais de 5 mil agricultores estão impossibilitados de virem a Ji-Paraná. Para o produtor rural José Aristide Santos, se alguém chegar a passar mal, morre por falta de socorro. ?Nesta semana eu precisava estar em Ji-Paraná para passar pelo médico. Sofro de problema de coluna e hérnia e preciso semanalmente fazer tratamento e agora estou isolado e não posso sair para me tratar?, enfatizou.
Várias estradas estão danificadas, devido a queda de barreiras, pontos de alagamento e risco de quedas de pontes. Os ônibus de linha não fizeram o trajeto ontem (15) e segundo o proprietário da empresa, devido à situação da cheia dos rios, não há previsão de quando os serviços estarão normalizados. A escola Pólo que fica na Linha 153 está com as aulas totalmente paralisada. Conforme os funcionários da escola, atoleiros das linhas e as cheias dos rios, igarapés e córrego, tem prejudicado a locomoção dos estudantes até a escola. As aulas estão suspensas provisoriamente.
Uma equipe do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), do Governo do Estado, iniciou, na última sexta-feira (12), os reparos nas linhas que dão acesso a escola. O DER enviou ao local duas caçamba, uma retroescavadeira e uma patrola para fazer a manutenção dos trechos mais críticos. Alguns serviços já foram realizados, como o cascalhamento e recuperação dos atoleiros, mas, devido a forte chuva que caiu durante 12 horas no último final de semana, os trabalhos também foram paralisados.
...