MP suspende concurso público em Rondônia
(Paulo Demétrius) No último dia 9 de março, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, decidiu pela suspensão do concurso público para promotor substituto no estado de Rondônia. O CNMP determinou a suspensão devido a um questionamento de um candidato paulista sobre uma possível vantagem de candidatos de um curso preparatório do Rio Grande do Sul.
O candidato alegou que a instituição contratada pelo Ministério Público para a elaboração da prova, a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP), também oferece cursos preparatórios para o concurso público em questão.
O assessor jurídico da corregedoria do MP de Rondônia, Fábio Ricardo, disse ao CP que ?não se pode afirmar que houve um favorecimento a algum candidato, porém, a suspensão da prova aconteceu para garantir a integridade futura do concurso?.
Segundo o site do CNMP, ficou configurado ? conflito de interesses advindo da posição ambígua adotada pela fundação, que, de um lado, responsabiliza-se pelo sigilo das provas e pelo tratamento isento dos candidatos e, de outro, tem indisfarçável interesse na aprovação de seus alunos, inclusive alardeando, em sua página na internet, o alto nível de aprovação que tem alcançado.?
Fábio Ricardo disse ainda que no próximo dia 23, será realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, um estudo sobre a questão, onde será decidido qual o futuro do caso.
?Após essa decisão do dia 23, é que será marcada uma nova data ou até mesmo o cancelamento desse edital. Porém, o Ministério Público garante que, mesmo com esses problemas, o concurso será realizado?, finaliza o assessor da corregedoria. O concurso oferece quatro vagas para Promotor de Justiça Substituto, com um salário de R$ 18.910, 23.
...