Serra cai nas últimas pesquisas
(Da redação) O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), divulgou na última terça-feira (16) os número da última pesquisa de intenções de voto para o cargo de Presidente da República.
Segundo a pesquisa, o candidato do PSDB, José Serra, caiu com relação a última pesquisa. Serra, que em novembro estava com 38% das intenções de voto, na análise divulgada ontem, o pré-candidato tucano aparece com 35%. O governador paulista ainda lidera as pesquisas, mas as quedas de Serra se tornaram uma constante nas últimas conferências do IBOPE.
A Ministra da Casa Civil e candidata do PT, Dilma Roussef, ao contrário do adversário paulista, apresenta um crescimento consistente nas últimas pesquisas. Na análise do mês de novembro de 2009, a candidata do PT, que contava com 17% das intenções de voto, nos número divulgados ontem, a Ministra já aparece com 30% dos votos nas pesquisas do instituto.
O crescimento da candidata governista e a queda de José Serra, cria um cenário de grande equilíbrio para a campanha eleitoral que se iniciará no mês de julho.
Nas últimas pesquisas de outros centros de pesquisa como Datafolha e Instituto Sensus, a diferença entre os candidatos é semelhante aos números apresentados pelo IBOPE, sendo que as análises da Datafolha, apresentam a menor diferença entre os candidatos da ponta desde que pesquisas para o pleito de 2010 começaram a se divulgadas.
Com apenas 4% entre Serra e Dilma, os números do Datafolha se aproximam do empate técnico ? onde a margem de erro das pesquisas passam a deixar as previsões imprecisas.
Os candidatos Ciro Gomes e Marina Silva, se acirram na disputa do terceiro lugar, mas não apresentaram evolução nas pesquisas, mantendo-se com 11% e 6%, respectivamente.
Para o comentarista político, Fernando Rodrigues, após a divulgação dos últimos números, ?a pré-candidata petista declarada, em campanha quase aberta, realmente está consolidada. (?) A dúvida agora é: a petista continua a avançar ou reduz o ritmo??
Diz ainda que ?o tucano caiu em todos levantamentos, mas se mantêm sempre na faixa dos 30% ou um pouco acima. Para quem não está falando em público sequer que é pré-candidato, não deixa de ser uma demonstração de força?, finaliza o comentarista....