Vereadores de Ouro Preto querem mudança na Lei Orgânica
(Rodrigo Guerreiro) Um grupo de cinco vereadores de Ouro Preto do Oeste protocolaram um requerimento para ser apreciado na próxima segunda-feira (22) na sessão ordinária da Câmara Municipal. No documento assinado pelos vereadores Milton Custodio Bragança (PRP), Joaquim Cota (PRP), Rony da Farmácia (DEM), Dr. Deraldo (PT) e Evaldo Pium (PTN) os edis querem que seja revogado o projeto de resolução legislativa nº. 0141 de 02 de julho de 2009. Na época segundo ficou apurado pela reportagem os vereadores aprovaram a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal nº. 041 de 02 de julho de 2009, que Modifica inciso XI do Art. 15 da Lei Orgânica Municipal. Na pratica os vereadores aprovaram uma Lei dando plenos poderes ao prefeito Alex Testoni (PTN) para administrar o município.
No entanto o grupo dos cinco vereadores afirmam, que o prefeito Alex, têm se beneficiando, de um dispositivo da Lei, onde vem encaminhando todos os projetos em regime de urgência para que os vereadores aprovem e com um agravante, segundo Evaldo Pium, os projetos chegam a Casa de Leis, horas antes das sessões ordinárias que são realizadas todas as segundas-feiras às 18h00min, o que não dar tempo para que os vereadores aprecie tais projetos em tempo hábil. Pelo dispositivo aprovado pelos vereadores o Poder Executivo Municipal pode enviar em caráter de urgência especial os projetos de Leis para elaboração de convênios, Projetos de Lei de extrema urgência que sua demora trará prejuízos ou perdas ao município, tais como: calamidade pública, relacionadas a danos a população.
Vereador critica Testoni na Tribuna da Câmara
O vereador Joaquim Cota usou a Tribuna da Câmara municipal para cobrar do prefeito Alex Testoni, os compromissos assumidos com a população durante a campanha eleitoral. Cota que é aliado do prefeito disse que a população espera ansiosa pelas promessas feitas no período eleitoral e citou como exemplo o alto índice de desemprego principalmente entre os jovens. ?Queremos uma cidade limpa com ruas bem cuidadas, mas é necessário que tenhamos uma política voltada para a geração de empregos, sob pena de em pouco tempo nos tornamos uma cidade fantasma ou meramente uma cidade dormitório, por isso peço-lhe ao senhor prefeito (Alex Testoni), que abra um diálogo com todos os vereadores desta Casa de Leis?, disse o vereador Cota.
O prefeito Alex Testoni foi procurado no Gabinete central para comentar o assunto, mas segundo sua assessoria o mesmo estava ausente da cidade tratando de assuntos de interesses da população.
...