Ji-Paraná tem ponte recuperada na zona rural
(Da Redação) A ponte sobre o Rio Molim, foi recuperada graças à união entre a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e a comunidade da Linha 82. Depois de muito tempo sem a principal ligação para a cidade, e utilizando-se de um desvio que aumentava a viagem em aproximadamente 30 minutos, a comunidade da linha encontrou a solução para a ponte. Os trabalhos de reconstrução da ponte foram concluídos na manhã de ontem (23).
Destruída pela força das águas e pela ação do tempo, a ponte de 20 metros de extensão foi totalmente recuperada em parceria com a Prefeitura Municipal. Para o líder comunitário Carlos, a parceria foi fundamental para a recuperação da passagem. ?A ponte recuperada beneficia a comunidade e fizemos a nossa parte?, afirmou o líder.
A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná adquiriu a ferragem, pregos, combustível e pagou o serviço de bate estaca. Para cada metro de ponte foi utilizada uma estaca. Os moradores da Linha 82 forneceram a madeira e a mão de obra. O prancheamento foi à última etapa na reconstrução da ponte. De acordo com o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Assis Canuto, a Prefeitura inicia ainda esta semana o aterro nas cabeceiras, finalizando desta maneira o trabalho. ?No momento não temos condições de realizar todo o trabalho, e a parceria tem sido a melhor saída nestes casos?, falou Canuto.
Outras pontes devem ser recuperadas na zona rural em parceria com as comunidades. A informação partiu do próprio Secretário Canuto, que já adiantou a realização de uma reunião com moradores da linha 74. No encontro que acontece esta semana, os moradores devem informar sobre as condições das estradas e pontes naquele setor do município. ?Vamos analisar os pedidos e tentar na medida do possível viabilizar a recuperação?, disse Canuto acrescentando que a pareceria é a melhor solução.
...