MEGAFONE
FUTURO DESEMBARGADOR???
O advogado ji-paranaense Ricardo de Sá Vieira pode brevemente se tornar desembargador no Tribunal de Justiça de Rondônia. O nome dele faz parte da relação dos 24 inscritos ao cargo de desembargador pelo 5º Constitucional - que dá à classe dos juristas a oportunidade de ocupar um assento no Tribunal Pleno do Poder Judiciário estadual.
CIDADÃO DE RONDÔNIA
O empresário Assis Gurgacz recebe, no próximo dia 31, na Assembleia Legislativa do Estado, o título de Cidadão Rondoniense, honraria conferida a pessoas que se destacaram na história rondoniense por relevantes serviços prestados à comunidade. O empresário é proprietário da empresa de transportes Eucatur, uma das pioneiras no Estado, bem como outros inúmeros investimentos que asseguram milhares de empregos a rondonienses.
PUNIÇÃO A DEPUTADOS
A Mesa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de mudança no Código de Ética parlamentar, que prevê pena alternativa entre a cassação e a simples absolvição do deputado processado pelo Conselho de Ética. A proposta permitirá também a pena de ressarcimento aos cofres públicos de recursos obtidos indevidamente pelo deputado. A meta, a partir de agora, é discutir o projeto com os líderes partidários antes de levá-lo à votação pelo plenário. A intenção é votar a proposta no próximo mês.
ESTÁGIO REMUNERADO
A Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN) abriu inscrição para exame de seleção de estagiários administrativos de nível médio e superior. Para participar os candidatos devem estar matriculados nas redes de ensino público e particular, e faculdades públicas e particulares do Estado, nos cursos de Bacharelado em Direito, Economia, Contabilidade, Administração, Ciência da Computação, Engenharia e Arquitetura. Há 30 vagas para nível médio e 60 para nível superior, a serem distribuídas nas unidades em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. A inscrição vai até sexta-feira (26), e os estudantes poderão preencher o formulário de inscrição no site da Secretaria de Finanças: www.sefin.ro.gov.br.
MAIS DESIGUAIS DO MUNDO
As cidades de Goiânia, Fortaleza e Belo Horizonte figuram entre aquelas com maior desigualdade de renda do mundo. Segundo dados divulgados pela ONU-Habitat, a Agência das Nações Unidas para Habitação, esses municípios brasileiros só ficam atrás das cidades sul-africanas, e de Lagos, na Nigéria. As três cidades apresentaram um índice Gini (que mede a desigualdade) igual ou superior a 0,61, em uma escala de zero a 1,00, em que os números mais altos mostram maior desigualdade. As nove cidades sul-africanas pesquisadas apresentaram índices entre de 0,67 e 0,75. Já Lagos tem índice de 0,64.
PREÇO MÍNIMO RECICLADO
O presidente Lula deverá editar um decreto estabelecendo uma política de preços mínimos para os produtos reciclados. O mecanismo será baseado em um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que quantifica o benefício da reciclagem em toda a cadeia produtiva, inclusive nos ganhos ao meio ambiente. Serão beneficiados quase 1 milhão de catadores de material reciclável em todo o país, que são duramente afetados sempre que os preços dos produtos despencam no mercado, como aconteceu na última crise internacional.
...