GAPC busca doadores de medula óssea
Visando atrair novos doadores de medula óssea em nível nacional, uma equipe técnica do Hospital de Câncer, de Barretos/SP, espera contar com a participação dos ji-paranaenses. A equipe técnica estará realizando o cadastramento dos doadores em potencial nos dias 12 a 17 de abril. A informação é do presidente do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC), Ivo da Silva, que esteve visitando a Câmara Municipal de Vereadores durante a 5ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (23).
Conforme Ivo Silva, o Brasil possuiu cerca de duas mil pessoas à espera de transplante de medula óssea e, por isso, o esforço do GAPC em unir forças junto ao Hospital do Câncer em buscar mais doadores.
Para se tornar um doador de medula óssea, o cidadão deve ter idade entre 18 e 54 anos; não ser portador do vírus HIV, o da Aids; e, não estar sendo tratado com quimioterapia e/ou radioterapia.
?No período de cadastramento, em abril, o interessado deverá procurar um dos 17 pontos espalhados pela cidade?, informa Ivo da Silva, sugerindo os maiores supermercados, instituições bancárias e praças públicas como sendo os locais prováveis para o cadastramento. Para se cadastrar, o interessado deve preencher a ficha cadastral que contém os dados pessoais, endereço, telefone e correio eletrônico. Não há custo para se tornar um doador.
...