Rondônia recebe três novas ambulâncias
O Ministério da Saúde vai distribuir a todos os estados a primeira remessa de ambulâncias de um total de aproximadamente 2.300 adquiridas pelo governo federal. Nessa primeira etapa, serão 650 novos veículos e, destes, três irão para Rondônia. Eles atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) na central localizada na cidade de Ariquemes. A previsão é que as 2.312 unidades sejam entregues até agosto. Com isso, o governo federal vai mais que dobrar as 1.488 ambulâncias existentes hoje no país e atender, até o fim do ano, mais de 160 milhões de brasileiros.
Os veículos dessa primeira remessa ajudarão a ampliar o serviço de urgência no país, acelerando o atendimento e atingindo percentuais altos de cobertura nos estados. As 650 ambulâncias vão para 573 cidades e representam reforço de 43,6% na frota nacional, beneficiando mais de 24,2 milhões de pessoas. Com esse aumento, Alagoas, Amapá, Goiás e Roraima chegarão a 100% de cobertura. Isso significa que o SAMU vai atingir todo o território desses cinco estados. Outros quatro já haviam alcançado esse índice: Acre, Distrito Federal, Santa Catarina e Sergipe.
Em Rondônia, com as três unidades encaminhadas ao estado, o SAMU/192 passará a uma cobertura de 40,11%, atingindo mais de 603 mil pessoas. Com os novos veículos, a frota do estado chegará a oito veículos.
IMPACTO NO ATENDIMENTO - ?Estamos dando um passo importante em direção à universalização do SAMU/192. As novas ambulâncias vão expandir as ações do programa, ao garantir um atendimento de qualidade a uma parcela maior da população. O aumento da frota melhora o tempo de resposta médica e torna a assistência cada vez mais ágil?, afirma o ministro José Gomes Temporão.
Além da expansão no atendimento, as novas ambulâncias servirão também para renovar a frota, substituindo os veículos que, devido ao tempo de uso, quilometragem atingida e condições, devem ser retirados de circulação. Mais de 350 veículos serão utilizados na substituição de antigos ? o que representa uma renovação de cerca de 25% da frota do país até o fim de agosto.
COMO FUNCIONA O SERVIÇO - O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do SAMU é realizado após chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia o melhor procedimento a ser adotado: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde ou hospital ou designa uma ambulância para o atendimento do paciente. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade. Com informações da Assessoria.
...