Nova pista do aeroporto será licitada
O Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) encaminhou à Superintendência de Licitação do Estado (Supel) o processo licitatório do Projeto Executivo da pista paralela no Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, região Central do Estado. O diretor-geral do Departamento, engenheiro Jacques Albagli, disse que o DER aguardava a publicação da nova tabela de preço de serviços (que sofre reajuste anual) para poder encaminhar à licitação o Projeto Executivo do aeroporto. ?Agora, é só aguardar o processo licitatório para que o Governo do Estado, por meio do DER, possa fazer a contratação da empresa?, explica o diretor-geral.
PISTA - A pista atual do José Coleto tem as dimensões de 45 x 1.800 metros. O novo projeto prevê uma pista com 45 x 2.000 metros, com aeronave de projeto o Boeing 737-500, para 108 a 149 passageiros.
O Aeroporto José Coleto foi construído há mais de 30 anos. Ji-Paraná cresceu bastante e o aeroporto atende também as cidades vizinhas. Com isso, aeronaves de grande porte passaram a operar no José Coleto e sua infraestrutura não é adequada para as aeronaves hoje em operação ? explicou Jacques Albagli. O diretor-geral disse também que, por causa dos voos comerciais há a necessidade de reparos constantes no seu pavimento, o que é executado pelo DER.
Inicialmente ? destaca o diretor ? a administração do aeroporto junto com a classe política e empresarial de Ji-Paraná pleiteavam a reforma da pista atual. Porém, seria necessário paralisar as operações no José Coleto. Para decidir a melhor alternativa para a cidade, em dezembro do ano passado houve uma audiência pública onde o assunto foi amplamente debatido e decidido que a construção de uma pista paralela seria a melhor opção, ficando o Governo do Estado responsável pelo projeto.
...