PolÃcia Federal prende grupo por invasão de terras indÃgenas
(Da Redação) Agentes da PolÃcia Federal realizou na última sexta-feira (26) a Operação Natrilha nos municÃpios de Seringueiras e Nova Brasilândia e prenderam um grupo de pessoas por tentativa de invasão de terras indÃgenas. Foram cumpridos cinco mandados judiciais de busca domiciliar expedidos pelo JuÃzo Federal na Subseção Judiciária de Ji-Paraná, bem como, duas prisões em flagrante por posse de arma de fogo. Durante o cumprimento das buscas domiciliares, foram presos Francisco Barbosa de Sales e Henrique Borchardt, um dos lÃderes da Associação Vale do Rio Guaporé, já tendo sido preso pela PolÃcia Federal juntamente com Hermes Carvalheiro em 2005 também por invasão da referida Terra IndÃgena.
A Associação dos Trabalhadores Rurais do Vale do Rio Guaporé, com sede em Seringueiras, através de seu Presidente Hermes Cavalheiro, vinha convocando seus associados no intuito de invadir terras públicas da União (Terra IndÃgena URU EU WAU WAU).
Segundo informações do Coordenador da Operação, Delegado de PolÃcia Federal Alexandre Alves, havia uma data provável estipulada para a referida invasão, amanhã (01) com a estimativa de participação de 8 mil manifestantes.
Os investigados foram indiciados nos crimes de estelionato, incitação ao crime, formação de quadrilha e invasão de terras públicas. O estelionato caracterizou-se pelo fato de que, alegando que a posse da referida área seria legal, a Associação cobrava taxas de inscrição e mensalidade de seus associados fazendo-os acreditar que receberiam um pedaço de terra para trabalhar.
Os presos Francisco e Henrique recolheram fiança arbitrada pela Autoridade Policial e não foram recolhidos ao estabelecimento prisional. A invasão de Terras IndÃgenas na forma como foi arquitetada pela Associação Vale do Rio Guaporé, além de causar sérios danos ambientais em terras da União, pode trazer danos inestimáveis à etnia indÃgena, ameaçando sua extinção, o que caracterizaria crime de genocÃdio.
...