Ji-Paraná encerra segundo ciclo de vacinação contra H1N1
(Da Redação) Encerra hoje (1), a vacinação contra o vírus H1N1 do segundo grupo determinado pela Ministério da Saúde. Em Ji-Paraná, a vacinação das mais de 12 mil pessoas está ocorrendo em doze centros de saúde. Dados parciais da divisão de Imunização apresentam 50% do grupo já vacinado, que é composto por gestantes, pessoas com doenças crônicas, e crianças com idade entre 6 meses e 2 anos. Na próxima segunda-feira (5), inicia a imunização ao terceiro grupo compreendido por pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos.
?As pessoas estão deixando a vacinação para a última hora?, avalia a chefe da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Daniela Aidar, sobre o interesse das pessoas pela vacina.
Para Daniela Aidar, a população não está preocupada em se imunizar. ?A baixa procura pode estar relacionada ao desinteresse da população, já que a campanha ocorre em nível nacional e está amplamente sendo divulgada nos meios de comunicação?.
Quando for vacinar, as gestantes deverão apresentar o ?Cartão de Gestante?, as crianças a ?Carteira de Saúde da Criança?, e os pacientes com doenças crônicas algum documento que comprove o diagnóstico de doença crônica, como resultado de exames, por exemplo.
O secretário municipal de saúde José Batista da Silva, disse que o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Organização Mundial de Saúde está sendo cumprido à risca. ?Envidamos todos os esforços e nos organizamos de modo a não deixar ninguém, conforme estabelece o calendário programado, sem a vacina?, enfatiza o secretário, alertando para o próximo grupo a ser vacinado a partir da segunda-feira (5).
O secretário, no entanto, pede às pessoas que compareçam em massa aos postos de saúde para se vacinar, pois os grupos são divididos por períodos devidamente programados. ?Na semana que vem já é outro grupo que será vacinado?, alerta Batista, chamando as pessoas de 20 a 29 anos para receber a vacina nos centros de saúde.
INFLUENZA PANDÊMICA - A Influenza Pandêmica é uma doença respiratória contagiosa causada por um novo subtipo de vírus da gripe. Assim como a gripe comum, a Gripe A é transmitida, principalmente, por meio de tosse, de espirro e de contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Entre 7 e 14 dias a partir da contaminação pelo novo vírus, os sintomas podem aparecer. Neste caso, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima ou o seu médico de confiança se apresentar febre, tosse e dificuldade respiratória. Não deve ser vacinada a pessoa que tenha alergia a ovo.
...