Fátima apresenta emenda que destina 50% dos recursos do pré-sal para a educação
A aplicação de 50% do total da receita obtida pelo Fundo Social proveniente do pré-sal para políticas e programas direcionados ao desenvolvimento da educação básica e superior é defendida pela senadora Fátima Cleide (PT-RO), que terça-feira (30) apresentou emenda ao Projeto de Lei da Câmara 7, que cria o Fundo, a partir de iniciativa do governo federal.
?Essa é uma reivindicação de todos que se preocupam com a educação brasileira. É fundamental destinar mais investimentos para a educação básica, para recuperarmos o tempo perdido no passado, em que a educação sempre foi tratada como instrumento de ascensão social somente para as elites?, disse Fátima.
A emenda foi apresentada após contato da senadora com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) ontem na Conferência Nacional de Educação, Conae.
Subscreveram a emenda os senadores João Pedro (PT-AM), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Ideli Salvatti (PT-SC). O PLC 7 tramita no Senado Federal em regime de urgência.
Para a senadora, as carências educacionais são apontadas como um dos principais gargalos ao desenvolvimento nacional. ?Sem maciços investimentos na qualidade da educação básica, profissional e superior não teremos cidadãos preparados para ampliar o parque cientifico e tecnológico nacional e, colocar o Brasil em condições de competitividade internacional?, justifica, na emenda.
...