Emissão da Nota fiscal passa a ser obrigatória para várias atividades
Desde que a Nota Fiscal Eletrônica começou a ser implantada no país, Rondônia registra mais de 2 mil emitentes de NF-e, sendo que já forma emitidos aproximadamente 6 milhões de documentos.
No dia 1º de abril de 2010, contribuintes que exercem diversas atividades passaram a ser obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NFe). São principalmente os dos ramos de fabricantes, atacadistas e outras como a venda de veículos novos ou usados.
A lista completa das atividades e a data de início da obrigatoriedade pode ser encontrada no site da Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN), www.sefin.ro.gov.br, na seção Legislação, no Anexo XIX ao RICMS/RO. ?A partir dessa data os contribuintes desses ramos terão que substituir a Nota Fiscal modelo 1-A, pela Nota Fiscal Eletrônica?, adverte o auditor fiscal Acyr Rodrigues Monteiro, do setor de NF-e da SEFIN.
O auditor lembra ainda que a partir da data da obrigatoriedade da NF-e, a nota fiscal modelo 1-A perde a validade. Portanto, o contribuinte que insistir na emissão da nota fiscal antiga, ao invés da NF-e fica sujeito a atuação fiscal na forma da lei. ?A multa é severa, é 40% do valor da operação?, alerta Adailton Lima, gerente de fiscalização (GEFIS/CRE/SEFIN).
MUDANÇAS - O gerente explica que, se o valor da nota for de R$ 1 mil, o contribuinte terá que pagar R$ 400 de multa, que corresponde aos 40% do total da operação. Vale ressaltar que a NF-e não substitui o cupom fiscal e a substituição da nota fiscal modelo 1-A pelo DANFE continua dependendo da autorização da Prefeitura Municipal.
As regras sobre NF-e são encontradas, respectivamente no portal da NF-e e no site da Sefin (www.nfe.fazenda.gov.br, www.sefin.ro.gov.br),com destaque para o Manual de Integração do Contribuinte e o Art. 196 do RICMS/RO, DECRETO Nº 8321, DE 30 DE ABRIL DE 1998.
De acordo com Adailton Lima, nos meses de julho e outubro deste ano, a obrigatoriedade da emissão da NF-e atingirá outras atividades. A consulta da lista pode ser feita através do site (www.nfe.fazenda.gov.br). Para esclarecer dúvidas dos contribuintes, a Secretaria de Finanças dispõe do canal de relacionamento da NFe, por meio do e-mail, nfe@sefin.ro.gov.br....