Polícia descobre fabrica de cachaça em presidio
(Da Redação) Agentes Penitenciários, Grupo de Intervenção Rápida/SEJUS-RO (G.I.R.) e policiais militares do 2º Batalhão descobriram, na tarde da última quarta-feira (31), um alambique artesanal de fabricação de cachaça. O equipamento funcionava dentro de uma cela do Pavilhão A da Penitenciária Agenor Martins de Carvalho. A matéria-prima para a obtenção da cachaça era arroz e, de acordo com o chefe de segurança do dia, Antônio Marcos, o alambique funcionava com dois baldes e mangueiras.
Além do apetrecho para a fabricação da bebida, foram encontrados cerca de 90 litros da cachaça pronta para o consumo. Para o chefe de segurança, essa bebida seria comercializada dentro do presídio durante a visita dos familiares.
O processo era aparentemente simples, porém engenhoso. O balde com o arroz era aquecido e, através de uma mangueira colocada na tampa, era colhido o vapor que entrava em uma garrafa pet resfriada e, através da condensação, era obtida a cachaça.
No mesmo pavilhão foram apreendidos vários celulares, facas, um estocão (ferro pontiagudo), e uma certa quantia de maconha e crack. Antônio Marcos disse que todos os presos da cela serão submetidos a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar a autoria e a quem pertenciam os objetos apreendidos, para que sejam responsabilizados criminalmente.
...