Páscoa exige cuidados na alimentação
(Da redação) Quando chega à época da Páscoa, a maioria das famílias se reúnem para comemorar com comidas especiais. No período de páscoa, os diferentes tipos de peixes são pratos indispensáveis durante a semana santa em respeito às tradições cristãs, além dos ovos de páscoa e os chocolates. Como nessa época do ano, a demanda por essas iguarias cresce acima da média, os órgãos que regulam a qualidade do produto e os que defendem os direitos do consumidor, alertam para alguns cuidados que se deve ter na hora de escolher o produto.
No caso dos ovos de chocolate, recomenda-se que o consumidor observe se a embalagem está intacta, sem furos ou cortes. O lembrete parece óbvio, mas é importante, porque a embalagem violada está sujeita a contaminação química de outros produtos do mercado. Por esse motivo, que também se deve conferir se os doces estão em uma prateleira arejada e afastada de produtos químicos.
Outro importante detalhe a ser observado, são as informações da embalagem. A data de validade deve estar em destaque, assim como o peso do ovo, que tem que ser o valor do que é comestível, e não do chocolate somado ao brinquedo ou outro brinde e são justamente os brindes que acompanham os ovos, que costumam estragar a páscoa de algumas famílias. Por se tratarem de brinquedos com peças pequenas, o cuidado deve ser redobrado para que uma criança não engula ou se machuque com o brinde do ovo da páscoa.
PEIXE - O pescado que será servido na semana santa, também exige igual ou maior cuidado que o chocolate. Por ser um alimento de origem animal, a carne do peixe está suscetível a contaminação pela falta de cuidado na conservação do produto. Orienta-se que os olhos do peixe devem estar brilhantes, guelras e escamas bem presas e a consistência firme.
Outro ponto muito importante é comprar o pescado em estabelecimentos especializados, como peixarias e ou supermercados com estrutura adequada para comportar esse tipo de produto. O peixe deve estar armazenado de forma segura para garantir o sabor e qualidade.
Para facilitar a compra deste tipo de iguaria, que existe o Serviço de Inspeção Federal (SIF), que fiscaliza e garante a qualidade da carne congelada.
Outro fator importante, é constatar se todos os dados do produto estão no rótulo, como quantidade e procedência. É imprescindível conferir o prazo de validade no ato da compra.
Para os que preferem saborear uma receita com camarão é fundamental não deixar de verificar se a cabeça e pernas do crustáceo estão bem presas. Além da consistência firme, as cores adequadas são acinzentada e avermelhada. Para garantir os seus direitos, é fundamental que se exija a nota fiscal, somente com ela em mãos, que o consumidor poderá trocar um produto que eventualmente estiver com problemas.
...