Diocese de Ji-Paraná é uma das maiores da Região Norte
(Paulo Demétrius) Com uma extensão geográfica de aproximadamente 100 mil km², a Diocese de Ji-Paraná está entre as que atendem maior área na Região do Norte do Brasil. O tamanho da Diocese impressiona também quando se analisa a comunidade católica representada pelo bispado da região. Com uma população com cerca de 409 mil habitantes, a Diocese que representa as paróquias do centro-sul de Rondônia, é uma das maiores em representatividade da Região Amazônica, ficando atrás somente das áreas episcopais da região metropolitana do Pará.
Para o bispo responsável pela Diocese de Ji-Paraná, Dom Bruno Pedron, a área das paróquias realmente é muito extensa. ?100 mil km² é uma região muito significativa, é quase 1/3 do tamanho do território italiano, porém, além de uma grande área, o que nos é importante, é quantidade de fiéis representados pela Diocese de Ji-Paraná?, comentou Dom Bruno.
A Diocese de Ji-Paraná, é a mais nova das 3 existentes em Rondônia. Fundada como Prelazia de Rondônia, em 1978, pelo Papa Paulo VI, foi desmembrada das prelazias de Guajará-Mirim e Porto Velho ? as mais antigas do Estado ? e no dia 19 de fevereiro de 1983, no pontificado de João Paulo II, foi criada a Diocese de Ji-Paraná, que desde então foi administrada pelo Bispo Dom Antônio Possamai até abril de 2007, que, após a sua saída, passou para as mãos do Bispo Italiano Dom Bruno Pedron - que já havia comandado a diocese sul-matogrossense da região de Jardim entre agosto de 1999 e julho de 2007 .
Com 22 paróquias e aproximadamente 1.500 comunidades, a região diocesana de Ji-Paraná responde à Arquidiocese de Porto Velho e representa paróquias de importantes cidades do Estado, como Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura e Jaru. Dom Bruno relembra ainda, que a região Jaruense, com 120 comunidades, é a que conta com maior número de unidades na Diocese de Ji-Paraná.
Porém, as paróquias ji-paranaenses, são de longe as que agregam maior número de fiéis. ?Em Ji-Paraná são 4 paróquias, sendo que em média, cada uma possui 30 mil religiosos, somando aproximadamente, 120 mil pessoas na região central de Rondônia?, contabilizou o Bispo.
AÇÃO DA DIOCESE - Dom Bruno destacou que os números expressivos são apenas uma consequência do trabalho realizado pela Diocese, que por meio de uma complexa estrutura, dirige as ações comunitárias da Igreja Católica nessa localidade. ?A administração das paróquias é feita através de uma hierarquia. Sendo que as comunidades respondem as paróquias, e essas respondem a Diocese. Dentro dessa rede é que se encaixam os seminários, pastorais, casa episcopal, grupos de jovens, entre outros.?, explicou Dom Bruno.
O Bispo responsável pela Diocese, diz ainda, que a evangelização acontece pelas pastorais, que de certa forma, são os 'braços' mais ativos da igreja junto da sociedade. ?São inúmeras pastorais que trabalham pela população. Na região atendida pela Diocese de Ji-Paraná, são 16 pastorais, que atendem ao povo em suas necessidades espirituais e materiais. Entre elas, posso destacar como exemplo, a Pastoral Carcerária, a da Mulher, a da Criança, a do Índio, entre outras tantas que atendem a população em geral?, finalizou Dom Bruno.
...