Semagri amplia investimentos na agricultura familiar
(Paulo Demétrius) A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semagri), se reuniu na semana passada com os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Ji-Paraná, para debater sobre os planos de ação da secretaria para o desenvolvimento agrário da cidade.
Um dos pontos de destaque no encontro do CMDR, foi as políticas governamentais para a fomentação da produção familiar. A equipe do CP conversou com o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Reinaldo Pereira, onde foi explicado de que forma a Prefeitura, o Estado de Rondônia e o Governo Federal, tem atuado junto aos pequenos produtores rurais.
O secretário disse que o pequeno produtor é amparado e auxiliado por medidas que possibilitam o escoamento de sua produção. ?Uma das novidades relatadas no último encontro, é a instalação de três agroindústrias de pequenos porte que vem suprir as demandas dos agricultores de nossa região. A Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), já disponibilizou a verba para a construção de um abatedouro de animais de pequenos porte e um centro de processamento de polpas de frutas que vão atender aos pequenos produtores de Ji-Paraná e seus distritos. O dinheiro já está em caixa e o próximo passo é iniciar os processos licitatórios para a implementação dessas estruturas?, avisou o Reinaldo Pereira.
Segundo o secretário, o abatedouro e a fábrica de polpas serão acompanhados, mais adiante, de um projeto semelhante para os pequenos produtores de leite da região. ?Esses novos empreendimentos, serão construídos com verbas do Estado de Rondônia, mas a administração desses centros, ficarão sob a responsabilidade das associações de pequenos produtores rurais que se beneficiarão dos locais?, explicou o responsável pelo órgão de Meio Ambiente e Agricultura de Ji-Paraná.
Outra frente de ação da Semagri, é o auxílio dado no escoamento da produção agrícola da cidade. ?A prefeitura fornece ajuda com transporte, através de um caminhão para trazer a produção para ser revendida na cidade e também com a logística, como por exemplo, o Feirão do Produtor?, lembrou o secretário.
Toda a produção de Ji-Paraná é fiscalizada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é um selo também criado pela Semagri, que garante a procedência da produção dos agricultores da Cidade.
AUXÍLIO FEDERAL ? Outro ponto destacado por Reinaldo Pereira, são os projetos do governo federal para o fortalecimento da Agricultura Familiar.
O secretário cita como exemplo, um projeto federal que garante a compra de 30% da produção familiar, a preço de mercado, pelo governo. Esses alimentos comprados do pequeno produtor, serão repassados as secretarias de educação para que sejam utilizados como merenda escolar. ?Essa compra de alimentos para se utilizar como merenda, é interessante porque supre as necessidades de dois setores diferentes. Por exemplo, em Ji-Paraná, apenas na rede estadual de ensino são cerca de 24 mil alunos, um número muito grande, e que com a compra da produção pelo governo, sai ganhando o aluno e o pequeno produtor rural?, observou o Reinaldo Pereira.
Outros programas federais também atendem a agricultura familiar, um dos que beneficia diretamente Ji-Paraná, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra alimentos das famílias e repassa gratuitamente para famílias carentes da região. ?O PAA é um programa que já está em atividade há algum tempo na cidade e que tem feito a diferença para o pequeno produtor e, também para essas famílias necessitadas?, finalizou o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Ji-Paraná....