Educação em Rondônia é comparada com outros estados
Durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) que contou a participação de mais de 2,5 mil delegados de todo os estados brasileiros. Representantes de Rondônia tiveram a oportunidade de comparar os níveis da educação entre estados. Além da troca de experiências, também foram debatidas várias propostas que servirão como base para a elaboração de políticas educacionais, especialmente do Plano Nacional de Educação (PNE).
A delegação de Rondônia na Conae, foi representado por professores, pais, alunos, vereadores de varios municípios do Estado e pela Senadora Fátima Cleide (PT/RO), que estava na coordenaçaõ do evento, como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A Conae terminou na última quinta-feira (01), e agora a meta é aprovar as alterações e inclusões das propostas do PNE no Congresso Nacional. As propostas foram votadas em seis reuniões de eixos temáticos, na terça e na quarta-feira, e na plenária geral, nesta quinta.
PROPOSTAS - Entre as propostas aprovadas está a sugestão de destinar 50% dos recursos obtidos a partir da extração do petróleo da camada pré-sal para a educação. Destes, 30% ficariam com a União para investimento em educação profissional e superior e 70%, com estados e municípios para aplicação na educação básica.
A reserva de 50% das vagas nas universidades públicas para alunos egressos de escolas públicas, sendo respeitada a proporção de negros e indígenas em cada ente federado, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também está entre as propostas de maior impacto.
Outra questão aprovada entre os participantes da conferência foi a eleição de diretores de escolas. Os delegados concordaram ainda com a consolidação de uma política de educação de jovens e adultos voltada para a formação integral do indivíduo, que possa alcançar, inclusive, os que se encontram em situação de privação de liberdade.
O documento completo, com todas as deliberações, estará disponível até o final do mês na página eletrônica da conferência e será encaminhado a todos os delegados por correio eletrônico. O documento começou a ser construído nos debates realizados em 27 conferências estaduais e 1,5 mil municipais, no ano passado. Na Conae, os 2,5 mil delegados de todo o país foram responsáveis por propor e aprovar modificações ao texto.
...