Chuvas destroem estradas e arrastam pontes
> Enxurradas, lama e buracos deixaram várias estradas rurais intransitáveis.
(Josias Brito) As chuvas acima da média no último feriado prolongado deixaram várias estradas rurais intransitáveis no município de Ji-Paraná. Algumas linhas e o Distrito de Rondominas continuam isolados. Segundo apurou a reportagem do CP, os ônibus do transporte escolar não conseguem chegar até as comunidades rurais. Muitas crianças continuam sem poder ir para aula.
As chuvas que caíram sobre Ji-Paraná durante a última quinta-feira (1) e durante todo o dia da última sexta-feira santa (2), causaram vários estragos em pontes, aterros e bueiros na zona rural e urbana do município. Várias localidades se encontram isoladas por conta das cheias dos rios e a queda de algumas pontes na zona rural. Os pontos mais críticos são nas estradas das linhas 207 e 208. Uma ponte que liga a linha 205 a BR 364 ficou com problemas deixando a comunidade e o distrito de Rondominas isolados.
PONTOS CRÍTICOS - O rio Boa Vista, que corta todas as linhas de acesso a Linha 153, elo principal da comunidade ao município de Ji-Paraná, transbordou, alagando as estradas, prejudicando o tráfego do veículo. Além dos pontos de alagamento, a ponte quebrada prejudica a saída da comunidade. A alternativa é passar pela cidade de Ouro Preto do Oeste, o que aumenta o trajeto.
Segundo informações da Secretaria Regional do Governo, foi traçado um plano de emergência para solucionar os problemas de trafegabilidade, mas as constantes chuvas têm prejudicado a obras e conclusão da mesma. O ex-secretário regional, Ari Saraiva, antes mesmo de deixar o órgão, determinou que a secretaria, através do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), não descansasse enquanto não fossem recuperados os pontos mais críticos, o que vem sendo realizado há mais de duas semanas nas linhas que dão acesso ao distrito e a RO-153. ?O DER construiu uma ponte no quilômetro 12 da Linha 207 e só falta o aterro das cabeceiras para que a ponte esteja em estado de trafego, mas devido o inverno, ainda não foi possível a realização do serviço e com isso, a população vem sendo prejudicada com a cheia do rio Boa Vista?, concluiu.
...