PM e EMTU realizam blitz eletrônica
(Josias Brito) A Polícia Militar em conjunto com Fiscais da Empresa Municipal de Transportes Urbanos de Ji-Paraná (EMTU), estarão realizando nos próximos dias, blitzes eletrônicas em diversos pontos do município. O novo equipamento que será utilizados pelos policiais e que havia apresentado problema no mês passado, foi novamente instalado pela Secretaria de Estado, Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) no inicio deste mês, numa viatura do 2º Batalhão da Polícia Militar.
O novo projeto de blitz eletrônica do Detran, será usado pela Polícia Militar na agilização da recuperação e identificação de veículos roubados, além de aumentar a segurança no trânsito, por meio do controle dos veículos no município. O kit vem composto por um gerador de energia, um banco de bateria, carregador, uma blitz eletrônica, uma câmara de alta resolução, um refletor para operações noturnas, mouse e teclado.
Maickon Henrique Ferracioli, chefe de gerenciamento de tecnologia da Sesdec, Grupo I, disse que o equipamento é de última geração e pioneiro no Estado de Rondônia. Conforme o gerenciador, no estado estão sendo usados três equipamentos, um na Sesdec, outro no 2º BPM em Ji-Paraná e um terceiro que ficará móvel em todo o Estado.
Maickon Henrique informou que o equipamento é responsável pela retirada de fotos das placas dos veículos, onde esta imagem irá para um banco de dados em um computador de bordo no interior do carro, que possui todos os sistemas atualizados pelo Departamento Estadual de Transito (Detran), que, automaticamente faz uma pesquisa sobre a situação dos veículos.
O equipamento blitz eletrônica funciona como um rastreador de veículos irregulares, furtados ou que não estão com a documentação em dia. Por meio da placa, o foto sensor identifica irregularidades, sendo que serão parados somente os veículos previamente detectados como irregulares. ?Se houver qualquer irregularidade, o sistema automaticamente avisa o operador que repassar a informação, via rádio, para os policiais que provavelmente estarão realizando a blitz alguns metros do equipamento?, enfatizou.
PARCERIA ? O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar em Ji-Paraná, tenente coronel Márcio Ângelo Pinto, elogiou a instalação do equipamento no município e, na manhã da última quinta-feira (8), firmou uma parceria com a EMTU. ?Este é um excelente investimento do Governo do Estado, que vai auxiliar, não só a PM mas também outros órgãos de segurança, na retirada de veículos irregulares, clonados, roubados e furtados que vem circulando normalmente nas ruas de nossa cidade?, enfatizou o comandante dizendo ainda que a partir de agora, as blitzes irão acontecer em todas as 21 localidades, cidades da região central, que compõem a área do 2º BPM em dias e em horários diferenciados.
Para o presidente da EMTU, Luiz Carlos Freitas Costa, a parceria é de suma importância para a segurança no trânsito do município, que passa por um momento muito difícil. ?Sempre contamos com o apoio da Polícia Militar em nossas operações realizadas em Ji-Paraná?, enfatizou.
...